Pesquisar no blog

Cebraspe nega ocorrência de fraude em prova do concurso PM PA!

Iago Almeida

icone calendario 27 dez 2023

As provas do concurso PM PA (Polícia Militar do estado do Pará) foram aplicadas neste domingo (17/12), e geraram polêmica. Mas, a banca Cebraspe negou fraude na aplicação; entenda!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Candidatos citam fraude na aplicação das provas do concurso PM PA

Portanto, as provas do concurso da Polícia Militar do estado do Pará estiveram aplicadas no domingo (17/12) e geraram polêmica entre os candidatos.

Isso porque um candidato gravou um vídeo, que foi exposto nas redes sociais, gerando críticas de que candidatos supostamente estariam com celular no momento da prova e sem fiscal presente no local.

Entretanto, em contato com o Cebraspe, responsável pelo certame, a banca negou uma possível fraude na aplicação de suas provas. 

De acordo com o Cebraspe , o papel em cima da mesa, mostrado pelo vídeo, não é a prova do concurso, e sim um comprovante de consulta de local de aplicação.

Quem também desmentiu as acusações foi a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do estado do Pará. Ela confirmou a informação do Cebraspe.

“A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) informa que o certame ocorreu dentro da normalidade. Nenhum local de prova teve o horário prejudicado, tendo compensação de prazo no final. Sobre o vídeo que está circulando nas redes sociais de uma pessoa utilizando o celular, a banca organizadora do certame informou que o conteúdo foi feito antes da entrega da prova”, disse a secretaria, em nota.

Lembrando ainda que, para os inscritos no cargo de Oficial, a aplicação das provas aconteceu no último dia 10 de dezembro. A prova do dia 17 foi para Soldado.

Fraude no concurso PP DF

Por fim, é muito importante ressaltar que não é a primeira vez que a banca se envolve em polêmica na aplicação das provas do concurso de polícias pelo país.

Isso porque no último concurso da Polícia Penal do Distrito Federal, houve constatação de fraude de mais de 10 candidatos. Além disso, 12 mandatos de busca e apreensão foram cumpridos já em dezembro.

Candidatos do concurso PM PA Oficial (CFO): Gabarito liberado!

Demanda de inscritos

O concurso está muito concorrido! Ao todo, estiveram homologadas 89.722 inscrições, gerando concorrência de 22,43 inscritos por vaga. Veja a demanda completa:

Qual a divisão de vagas e salários no concurso PM PA?

Portanto, a Polícia Militar do estado do Pará está ofertando 4.400 vagas para os cargos de Soldado e Oficial, em dois editais. Veja:

  • Soldado
    • Sexo Feminino: 800 vagas
    • Sexo Masculino: 3.200 vagas
  • Oficial
    • Sexo Feminino: 80 vagas
    • Sexo Masculino: 320 vagas

Sendo assim, os aprovados na carreira de Soldado estarão remunerados com salários iniciais de R$ 4.923,71, além do auxílio alimentação.

Enquanto os aprovados na carreira de Oficial estarão remunerados com salários iniciais de R$5.896,56, além do auxílio alimentação.

Confira mais editais abertos no estado do Pará!

Quais os requisitos para participar do concurso PM PA?

  • Ser brasileiro;
  • Ter idade compreendida entre 18 e 30 anos;
  • Provar o cumprimento das obrigações eleitorais e militares;
  • Estar em pleno exercício dos direitos políticos;
  • Gozar de saúde física e mental;
  • Não ter condenação de criminalmente por sentença judicial transitada em julgado, ou sofrido sanção administrativa impeditiva do exercício de cargo público;
  • Ter altura mínima de 1,60m, se homem, e de 1,55m, se mulher;
  • Ter reputação ilibada na vida pública e privada e comportamento social compatível com o exercício do cargo policial militar;
  • Habilitado para conduzir veículo automotor, possuidor da Carteira Nacional de Habilitação, categoria tipo “B”.
  • Idade mínima na data da matrícula no CFP/PM;
Saiba mais sobre o Concurso PM PA: Edital publicado! 4.400 vagas para Soldado e Oficial!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais