Assinatura completa
Assinatura completa

CNU dos Professores: Inscrições abertas para a PND!

Já estão abertas as inscrições para a PND, também conhecida como CNU dos Professores. Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de julho de 2025. As provas serão realizadas em todo o país no dia 26 de outubro de 2025. Confira os detalhes!

CNU dos Professores: Inscrições abertas para a PND!
CNU dos Professores: Inscrições abertas para a PND!

As inscrições para o CNU dos Professores 2025 já estão abertas e fazem parte da etapa da Prova Nacional de Docência (PND). O período de inscrições teve início hoje, 14 de julho, e seguirá aberto até o dia 25 de julho de 2025!

Podem realizar a PND, além dos estudantes concluintes inscritos no Enade 2025, todas as pessoas que tenham formação em cursos de licenciatura e que desejem participar de concursos ou processos seletivos realizados pela União, estados, Distrito Federal ou municípios que utilizem o resultado da avaliação como etapa de admissão.

Vale destacar que fazer a inscrição na Prova Docente não substitui a inscrição nos concursos ou processos seletivos de interesse. Os candidatos deverão, posteriormente, realizar suas inscrições específicas junto aos órgãos ou entidades responsáveis por cada seleção. Continue comigo e confira como se inscrever!

Como se inscrever no CNU dos Professores?

As inscrições para a Prova Nacional Docente (PND), também conhecida como CNU dos Professores, estão oficialmente abertas a partir desta segunda-feira, 14 de julho, e ficarão disponíveis até o dia 25 de julho de 2025. Esse é o primeiro passo para quem deseja participar da seleção unificada para ingresso na carreira do magistério público em estados e municípios que aderiram à iniciativa.

Passo a passo para se inscrever

Os interessados em participar do CNU dos Professores, devem acessar o site do Inep e preencher o formulário de inscrição disponível no Sistema da PND. Durante o processo, será necessário fornecer uma série de informações essenciais para validar a participação, tais como:

  • Dados pessoais (nome completo, CPF, data de nascimento, etc.);
  • Endereço completo;
  • Solicitação de atendimentos especiais, caso necessário (por exemplo, para gestantes, lactantes ou pessoas com deficiência);
  • Pedido de recurso de acessibilidade, se aplicável;
  • Tratamento pelo nome social, para pessoas trans que desejarem essa identificação;
  • Escolha da área de atuação, ou seja, a disciplina em que deseja concorrer (por exemplo, Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, História, entre outras);
  • Seleção do município onde deseja realizar a prova;
  • Preenchimento do questionário socioeconômico;
  • Informações de contato, como e-mail e telefone.

Após preencher todos os dados e finalizar a inscrição, será gerado um boleto bancário no valor de R$ 85,00. O pagamento pode ser feito até o dia 31 de julho de 2025, exclusivamente por meio do boleto gerado no sistema. A inscrição só será confirmada após a compensação do pagamento.

Isenção da taxa

O período para solicitação da isenção da taxa de inscrição da PND já chegou ao fim. A gratuidade pôde ser solicitada por estudantes inscritos no Enade das Licenciaturas 2025, pessoas registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea.

Além disso, nesta segunda-feira, 14 de julho, foram divulgados os resultados dos recursos referentes aos pedidos de isenção.

Como funciona o CNU dos Professores com a PND?

A Prova Nacional Docente (PND) ficou conhecida popularmente como o Concurso Nacional Unificado (CNU) dos Professores, mas é importante esclarecer que a PND não é um concurso público em si. Trata-se, na verdade, de um instrumento avaliativo criado para apoiar estados e municípios na seleção de novos professores para a educação básica pública.

A proposta do CNU dos Professores é estimular a realização de concursos públicos na área da educação e qualificar o processo de recrutamento de profissionais docentes, garantindo critérios mais objetivos e eficientes de seleção. A ideia é facilitar o ingresso de professores qualificados nas redes públicas, sobretudo em locais com maior dificuldade de prover vagas.

Estados e municípios puderam aderir voluntariamente à iniciativa. Aqueles que decidiram participar poderão utilizar a nota obtida na PND como parte de seus próprios concursos ou processos seletivos para professores.

Cada ente federativo poderá:

  • Usar exclusivamente a nota da PND como etapa única do concurso; ou
  • Utilizar a nota do CNU dos Professores como uma fase complementar, combinando com outras etapas, como:
    • Prova prática de aula;
    • Avaliação de títulos (como especializações, mestrado, doutorado);
    • Entrevistas ou análises curriculares, se previsto em edital.

Embora a PND seja uma avaliação nacional unificada, cada rede estadual ou municipal será responsável por publicar seu próprio edital (ou outro ato normativo equivalente). Esse documento irá explicar como a nota do CNU dos Professores será aproveitada no processo seletivo local, quais etapas adicionais serão aplicadas (se houver), os critérios de classificação e demais regras.

Etapas de seleção

O CNU dos Professores funcionará como uma etapa unificada de avaliação, cuja nota poderá ser utilizada nos certames locais. A seleção será composta por diferentes instrumentos de avaliação:

  • Prova teórica
    Avaliará o desempenho dos participantes com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da área escolhida. Essa prova também busca verificar a capacidade de adaptação a transformações do conhecimento, além da compreensão de temas amplos relacionados à realidade brasileira, ao cenário global e a diversas áreas do saber.
  • Questionário do Participante (exclusivo para concluintes inscritos no Enade 2025)
    Tem o objetivo de traçar o perfil acadêmico dos estudantes, contribuindo tanto para a análise de desempenho na PND quanto para a avaliação dos cursos e instituições de ensino superior.
  • Questionário Contextual
    Coleta dados sobre a formação e trajetória dos candidatos, auxiliando na leitura e interpretação dos resultados da prova.
  • Questionário de Percepção de Prova
    Busca entender como os participantes perceberam a aplicação da avaliação, fornecendo informações para o aprimoramento do exame e sua análise qualitativa.

O CNU dos Professores terá duração total de 5 horas e 30 minutos e será composta por duas grandes partes:

  • Formação Geral Docente
    Comum a todos os participantes, essa parte conterá:
    • 30 questões objetivas, baseadas em situações-problema relacionadas à prática pedagógica;
    • 1 questão discursiva, que será avaliada com base em critérios como argumentação, clareza, coesão, vocabulário e uso adequado da norma culta da língua portuguesa.
  • Componente Específico
    Relacionado à área de atuação docente escolhida no momento da inscrição (ex.: Matemática, Língua Portuguesa, Física, etc.). Contará com:
  • 50 questões objetivas, que abordarão tanto situações-problema quanto estudos de caso específicos da disciplina selecionada.
Confira: O que cai na prova do CNU dos Professores?[/continue_lendo

Data, horário e local

A Prova Nacional Docente será aplicada no dia 26 de outubro de 2025, de forma unificada em todo o território nacional, incluindo o Distrito Federal. A aplicação será organizada por uma instituição contratada pelo Inep, responsável por garantir a logística e segurança do processo.

Os candidatos poderão escolher o município onde desejam realizar a prova no momento da inscrição. A lista completa de cidades do CNU dos Professores estará disponível no Sistema PND e no Portal do Inep.

A aplicação seguirá o horário oficial de Brasília:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início da prova: 13h30
  • Encerramento da prova: 19h

[continue_lendo]Confira: Quais os municípios irão participar do CNU dos Professores?

Quer saber tudo sobre o CNU dos Professores? Confira o nosso guia completo com detalhes sobre as áreas que podem participar, salários, etapas do concurso, datas importantes e muito mais. Não perca nenhuma informação!