• Página Inicial
  • CNU 2025: ministra prevê nova edição até março, com provas em agosto!

CNU 2025: ministra prevê nova edição até março, com provas em agosto!

icone calendario 15 ago 2024

O CNU 2025 (Concurso Nacional Unificado) está previsto para ter uma nova edição até março com a realização das provas em agosto, conforme afirmação da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck.

Vale ressaltar que as provas objetivas e discursivas do Enem dos concursos desta primeira edição serão aplicadas neste domingo, 18 de agosto.

Se você se interessa pelo Concurso Unificado, fique e confira as demais informações sobre a nova edição do certame até março de 2025 com provas em agosto!

CNU 2025 poderá ter nova edição até março

Nesta quinta-feira, 15 de agosto, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, anunciou que o Governo Federal convocará os aprovados no cadastro reserva do Concurso Nacional Unificado (CNU) e planeja um novo edital para março de 2025.

As declarações foram feitas durante uma entrevista ao programa “Bom Dia, Ministra”:

“A nossa análise é de que o ideal, se houver uma prova no ano que vem, seja em agosto. Por vários motivos, até por ser um ano depois da primeira edição. Achávamos que maio seria um mês tranquilo do ponto de vista climático, mas descobrimos que agosto é o melhor mês para o Brasil inteiro nesse aspecto”, disse a ministra, Esther Dweck.

Dweck destacou que, considerando agosto como o mês mais adequado para a realização das provas, o novo CNU 2025 precisa ser aberto até março para garantir a realização das avaliações dentro desse prazo.

No entanto, a ministra ressaltou a necessidade de uma avaliação detalhada da prova que será aplicada no próximo domingo, 18 de agosto, antes de confirmar a realização da segunda edição do concurso. Até o momento, a Gestão considera a primeira edição positiva.

Além do novo concurso, Dweck confirmou a inclusão de 7 mil vagas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2025). Essas vagas serão destinadas tanto para convocar o cadastro reserva do atual CNU quanto para outros concursos em andamento e novas autorizações.

Confira aqui sobre o MGI autorizar mais de 5 mil vagas para concursos federais!

A confirmação dessas vagas está prevista para breve, uma vez que o Executivo trabalha para encaminhar o PLOA 2025 ao Congresso Nacional até o próximo dia 31 de agosto.

Dessa forma, o Governo Federal se prepara para dar continuidade à sua política de renovação do quadro de servidores, com a convocação dos aprovados e a previsão de novos concursos para os próximos anos.

Qual é a importância de uma nova edição do CNU?

A primeira razão é que a nova edição (CNU 2025) permite a continuidade da renovação do quadro de servidores públicos, garantindo que as necessidades dos órgãos governamentais sejam atendidas com profissionais qualificados.

Com a realização de um novo concurso, o Governo Federal assegura a reposição e ampliação do corpo de servidores, especialmente em áreas estratégicas e que necessitam de reforço contínuo.

Além disso, a nova edição do CNU 2025 pode otimizar a gestão de recursos humanos no setor público, já que a convocação de aprovados no cadastro reserva e a abertura de novas vagas permitem um planejamento mais eficiente das demandas dos órgãos.

Outro aspecto importante é a promoção da igualdade de oportunidades, visto que o CNU unifica os processos seletivos, permitindo que candidatos de diferentes regiões do país tenham acesso a vagas em diversas áreas do serviço público. Isso contribui para a democratização do acesso ao funcionalismo público

Durante a entrevista, a ministra também mencionou a importância da adesão dos órgãos que já tiveram ou terão novos concursos autorizados para que a segunda edição do CNU 2025 aconteça.

Por fim, a realização de um novo CNU 2025, como sugerido pela ministra Esther Dweck, também sinaliza a intenção do governo de manter a continuidade do serviço público, mesmo diante de desafios orçamentários e administrativos.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Nacional Unificado em andamento

O CNU teve sua primeira edição proposta apresentada em agosto de 2023 para a realização de uma prova única visando o provimento de mais de 6 mil vagas distribuídas entre 21 órgãos do governo federal.

O Concurso Unificado teve seu edital publicado em janeiro deste ano com a oferta de 6.640 vagas imediatas mais oportunidade para formação de cadastro reserva divididas entre 8 blocos temáticos para cargos de níveis médio e superior de escolaridade.

Após adiamentos das provas do Enem dos concursos devido a situação de calamidade do estado do Rio Grande do Sul, os candidatos deverão realizar as provas neste domingo, 18 de agosto de 2024, em dois turnos.

Confira aqui como serão as provas do CNU e quantos pontos são necessários para ser considerado aprovado.

É importante frisar que os locais de prova estão disponíveis para consulta !

O que levar para as provas do CNU?

Os candidatos do Concurso Nacional Unificado devem ficar atentos às orientações do edital sobre os itens obrigatórios para a realização da prova e sobre o que é proibido portar no dia das avaliações.

No dia das provas os candidatos devem levar um documento de identidade original com foto, uma caneta preta feita de material transparente e, opcionalmente, o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).

Atenção! Documentos digitais serão aceitos, desde que o aplicativo necessário já esteja baixado no celular, que pode ser acessado mesmo sem internet.

Os candidatos podem levar alimentos e bebidas, desde que as embalagens dos alimentos estejam lacradas e as garrafas de água sejam transparentes.

Vale ressaltar que é proibido o uso de equipamentos eletrônicos durante a prova, e a Fundação Cesgranrio fornecerá envelopes porta-objetos para guardar aparelhos como celulares, que devem estar desligados durante toda a prova, portanto, é importante desativar alarmes antes de lacrar o envelope, que só pode ser aberto após o término da prova e fora do local de aplicação.

Serão eliminados os candidatos que portarem ou usarem dispositivos eletrônicos ou materiais de consulta, bem como aqueles que se comunicarem com outros candidatos.

Por fim, recomenda-se o uso de roupas e sapatos confortáveis, já que a prova ocorre em dois turnos e exige longos períodos sentados. Além disso, não será permitido o uso de relógios, óculos escuros ou acessórios como chapéus, bonés, gorros ou protetores auriculares.

Quer ingressar na carreira pública? Confira os concursos abertos a nível nacional!

Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o CNU 2025! 😉

Saiba mais sobre o Concurso CNU: Ministra projeta nova edição até março de 2025!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais