Nova data das provas do CNU pode ser divulgada em duas semanas!

icone calendario 06 maio 2024

Atenção! Segundo informações da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a nova data de aplicação das provas do CNU (Concurso Nacional Unificado) pode ser divulgada em duas semanas.

“O que eu posso dizer é que eu acho que, em duas semanas, a gente já vai ter uma nova data. Mas, se ela vai ser em maio, junho ou julho, realmente não posso dizer agora, nesse momento, porque realmente depende muito das condições. Só queria reforçar a dificuldade que a gente tem. Primeiro, o próprio Rio Grande do Sul, pois a gente precisa saber quando os locais de provas estarão disponíveis e que já tenhamos retomado uma normalidade. Mas não é só o Rio Grande do Sul, que é um ponto importantíssimo de atenção, mas também o restante do país. Eu preciso garantir os locais de provas e que as pessoas que fariam a aplicação estarão disponíveis. Então a gente precisa de umas duas semanas para fazer todo esse processo de garantia da logística e estabelecer uma nova data”, disse.

A informação foi repassada em entrevista ao UOL News, na última sexta-feira, 3. Continue acompanhando e saiba mais sobre o adiamento das provas do CNU!

CNU pode ter provas dia 18 de agosto

De acordo com fontes do Governo Federal, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) trabalha com a possibilidade de aplicar as provas do CNU no dia 18 de agosto.

Vale ressaltar que essa foi a primeira data cogitada e ainda não está certo que as provas serão remarcadas para esse dia.

Apesar disso, o mês de agosto é visto com bons olhos pelo Governo Federal, visto que daria tempo de refazer a logística e garantir iguais condições para os candidatos de todo país.

Além disso, não afetaria o cronograma de outros órgãos públicos e seria possível iniciar a posse dos aprovados ainda em 2024.

Caso isso aconteça, os aprovados poderiam tomar posse ou iniciar o curso de formação a partir de 18 de novembro.

Vale lembrar que as provas do concurso Nacional Unificado foram adiadas após o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmar que o Estado estava “inviabilizado”,  devido às fortes chuvas que atingiram a região e ocasionaram mortes e a destruição de várias cidades. A aplicação das avaliações aconteceria neste domingo, 5 de maio, em todo o país.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Ministros são informados sobre o atraso no cronograma do CNU

Segundo Esther, os ministros cujos órgão tem vagas no CNU já foram avisados que haverá um atraso na entrada dos novos servidores.

“Eu tenho falado com os ministros que têm vagas no concurso, e que estão ansiosos pelos novos servidores, que provavelmente em agosto não será mais a data de entrada. Já estávamos com tudo pronto; com os cursos de formação prontos”.

Conheça outros concursos que estão abertos no Brasil: Concursos Abertos – Mais de 80 mil vagas!

Editais do concurso Nacional Unificado são retificados novamente!

Com provas adiadas, os editais do concurso Nacional Unificado foram retificados em publicação no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 3 de maio.

Entre as mudanças, estão a inclusão de procedimentos de segurança e critérios de correção da prova discursiva e da avaliação de títulos.

Além disso, foi incluída a coleta de dados biométricos e o exame grafológicos no procedimento de heteroidentificação para as cotas raciais.

Na prova discursiva foram adicionados mais critérios para obter nota zero na questão, como escrita a lápis, escrita em número menor de linhas do que o estipulado e texto com letra ilegível ou sob forma não articulada verbalmente em Língua Portuguesa.

No edital 03/2024, foi incluído o curso de formação no cargo de Analista de Infraestrutura, juntamente com os cargos de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas.

Por fim, no edital 08/2024, foi incluída a impossibilidade de juntar outros documentos para avaliação de títulos, durante a fase de recursos.

Clique aqui e confira a publicação no DOU!

Orientações para o dia da prova do CNU

As provas do CNU  acontecerão nos seguintes horários:

turno matutino

  • abertura dos portões: 7h30
  • fechamento dos portões: 8h30
  • início da aplicação: 9h
  • término da aplicação: 11h30
  • término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12 horas e 30 minutos
  • duração da prova: 2h30

turno vespertino

  • abertura dos portões: 13h
  • fechamento dos portões: 14h
  • início da aplicação: 14h30
  • término da aplicação: 18h
  • término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19 horas.
  • duração da prova: 3h30

Os locais de prova já estão disponíveis para consulta na página oficial da seleção. Os candidatos deverão fazer login com os dados da conta GOV. BR na mesma página onde efetuaram as inscrições.

Ao acessar o site, será possível verificar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), que terá informações como: número de inscrição, data, hora, local de prova, confirmação de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

Clique aqui  e confira o que pode e não pode levar no dia da prova do CNU!

Saiba mais sobre o Concurso CNU: Editais publicados. Mais de 6 mil vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais