Pesquisar no blog

Comece a estudar para o Concurso INSS

icone calendario 28 jan 2021

inss-250X250 O concurso INSS realmente é um dos mais aguardados, não apenas pela grande concorrência, mas também devido a necessidade de novos servidores. Dezembro começou e a expectativa dos concurseiros aumentaram, já que a instituição junto com a Cespe, banca organizadora, tem até o final do mês para lançar o edital.

Pensando em ajudar quem ainda não começou a testar os conhecimentos, selecionamos algumas questões para que vocês possam conhecer um pouco da Cespe (organizadora) e de algumas matérias solicitadas no edital. Confira!

* As respostas das questões vocês podem conferir no final da matéria!

Direito Previdenciário
1 – O Conselho Nacional da Previdência Social é um dos órgãos de deliberação coletiva da estrutura do Ministério da Previdência Social, cuja composição, obrigatoriamente, deve incluir pessoas indicadas pelo governo, pelos empregadores, pelos trabalhadores e pelos aposentados.

( ) Certo ( ) Errado

2 – Um dos objetivos da seguridade social é a universalidade da cobertura e do atendimento, meta cumprida em relação à assistência social e à saúde, mas não à previdência.

( ) Certo ( ) Errado

Garanta sua vaga neste concurso!
Apostila Técnico do INSS
Apostila Analista do INSS
Curso Online do INSS

Ética na Administração Pública
3 – Considere a seguinte situação hipotética.

Natália e sua equipe de servidores do setor de comunicação de um ministério foram encarregadas de preparar folheto destinado a divulgar as atividades da Comissão de Ética Pública (CEP) e de explicar, em particular, as relações entre o presidente da República, os ministros de Estado e a referida Comissão. A partir dessa situação, julgue os próximos itens, de acordo com o disposto nos decretos números 6.029/2007 e 1.171/1994.

Suponha-se que o folheto preparado pela equipe de Natália explicasse que as decisões tomadas pela CEP não precisariam ser, necessariamente, seguidas pelo presidente da República, visto que a Comissão se caracteriza apenas como um órgão de aconselhamento. Nesse caso, a informação do folheto estaria correta, pois, em matéria de ética pública, a CEP é, de fato, instância consultiva do presidente da República e dos ministros de Estado.

( ) Certo ( ) Errado

Informática
4 – Diversos programas de computador disponibilizam o menu denominado Ajuda, por meio do qual um usuário pode ter acesso a recursos que lhe permitem obter esclarecimentos sobre comandos e funcionalidades dos programas. Atualmente, há programas em que é necessário que o computador esteja conectado à Internet para que funcionalidades do menu Ajuda possam ser usadas de forma efetiva.

( ) Certo ( ) Errado

Direito Administrativo
5 – Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética envolvendo servidores públicos, seguida de uma assertiva a ser julgada com base na Lei n.º 8.112/1990.

Mara, jornalista, dirigiu-se a determinada repartição pública e solicitou, com o objetivo de preparar matéria para o jornal do bairro onde trabalha, informações sobre uma lista de itens, que incluía dados sobre o efetivo policial e nomes de policiais da área de inteligência que trabalham sem uniforme no bairro em questão. O servidor atendeu-a rápida e polidamente, mas negou-se a fornecer-lhe informações sobre os referidos itens, pois tratava-se de dados sigilosos. Nessa situação, a atitude do servidor está correta, pois é seu dever atender com presteza ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas aquelas protegidas por sigilo.

( ) Certo ( ) Errado

 

Respostas
1 – Certo
2 – Errado
3 – Errado
4 – Certo
5 – Certo

Para ajudar na preparação dos concurseiros, a Nova Concursos disponibiliza o Curso Online INSS  (com 362 aulas) e a Apostila INSS , com as disciplinas cobradas no processo seletivo e exercícios.

inss-590x72

Saiba mais sobre o Concurso INSS: Mais de 7 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais