Pesquisar no blog

Como derrotar os concorrentes na prova do IBGE

icone calendario 28 jan 2021

Para muitos, a aprovação em um concurso público é um grande sonho. O peso desse sonho, algumas vezes, no dia da prova traz um nervosismo enorme. Saiba que a tão sonhada aprovação não depende somente da quantidade de estudo, mas também da maturidade psicológica do candidato. Para que nada afete seu desempenho no dia dos testes do IBGE, entrevistamos a Psicóloga e Coaching para Concursos Liala Schultz, que dá algumas dicas de como derrotar seus concorrentes no dia da prova. Confira!

Garanta a sua vaga neste concurso !
Compre aqui: Apostila IBGE
Curso Online IBGE com 10% de DESCONTO

ibge-derrota

Antes da prova – na época de estudos- estabeleça metas:

Estudar para um concurso não é fácil, é preciso ter foco. Como motivação, é necessário traçar metas e, sobre elas, Liala afirma “O ideal para a elaboração de suas metas é que o candidato tenha o respaldo de um planejamento real e sistemático, assim ele poderá ter uma visão ampla do caminho a percorrer e dividi-lo em etapas, o que facilitará a criação de suas metas! Importante também ao estabelecer uma meta, é elencar quais recursos serão necessários, como por exemplo, materiais e aulas. Metas são fundamentais para que se tenha êxito! ”.

Na véspera da prova existem alguns truques:

Segundo Liala “Vale a dica de buscar fazer algo prazeroso, como passear com família e amigos (lembrando que bebidas alcoólicas podem alterar seu desempenho no dia seguinte), praticar algum esporte (evitar os de alto impacto por conta da fadiga muscular).

Prepare-se tanto para o dia da prova, quanto para as vésperas. Estudar exaustivamente no dia anterior à prova não é indicado, no máximo alguma revisão ou sanar uma ou outra dúvida que tenha ficado, o ideal é que a véspera sirva para relaxar corpo e mente, o que lhes ajudará a ter mais disposição”

Como derrotar o nervosismo:

O nervosismo, se não controlado, pode dominar o candidato. Alguns sofrem com o famigerado “branco”, outros passam até mal. Liala reforça “O controle da respiração por um minuto, que consiste em inspirar profundamente com o nariz, segurar o ar por alguns segundos e soltar lentamente, ajuda na estabilização do ritmo cardíaco e também nos estados emocionais reduzindo a sensação de ansiedade.

Ao meu ver, neste momento a autoconfiança exerce um papel fundamental! Então, primeiramente, dê-se o mérito pela sua dedicação e empenho. Confie e acredite em seu potencial. E mesmo diante de quaisquer adversidades lembre-se que a realização desta prova vai lhe proporcionar no mínimo a experiência, que pode lhe ser uma grande aliada em exames futuros!”.

Para você se tranquilizar:

E, por fim: Não confie completamente na relação de candidato por vaga. Grande parte dos inscritos não comparecem no dia da prova e outra grande proporção de pessoas está lá só de passagem, já que não estudaram para os testes e estão lá só para ver como funciona um concurso público.

Para conferir mais informações sobre o certame, acesse a página Concurso IBGE!

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

ibge-590X72

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais