Enem 2018: Como pedir isenção da taxa de inscrição

icone calendario 09 abr 2018

Desde o dia 02 de abril, está aberto na página do Inep, o prazo para pedido de isenção de taxa de inscrição Enem 2018!

Se você se encaixa no perfil de quem pode pedir a isenção da taxa de inscrição, esta é a hora para solicitar! Assim, não será necessário pagar o valor de R$ 82,00 de taxa quando for realizar sua inscrição a partir do dia 07/05/2018.

Veja quem pode pedir a isenção

Prazo para pedir isenção é aumentado

Abaixo, confira um passo a passo para fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição Enem 2018 

1 – Acesse a página do Enem , clique na opção “Isenção Enem 2018” e preencha os campos com seu CPF e data de nascimento. Resolva o desafio das figuras e clique em enviar. 

2 – Verifique se você se enquadra em uma das opções disponíveis na página seguinte. Se sim, marque a caixa de texto “Li e concordo” e depois em “Continuar”. 

3 – Na tela seguinte, confira todos os seus dados pessoais que serão apresentados. Caso algum dos dados apresentados não esteja correto, você deverá ligar para o número 0800 616161.  Se estiver tudo certinho, preencha os dados de seu endereço e clique em “Continuar”. 

4 – Nas telas seguintes, serão apresentados um pequeno questionário e um local para preenchimento do número de seu NIS. Caso você o possua, insira o número ou o pesquise clicando no link “Consulte o NIS”. Se não, marque a caixa “Não tenho NIS”. Marque também a caixa “Confirmo minhas informações” e, depois, em “continuar”. 

5 – A tela a seguir mostrará todas as informações fornecidas. Confira e, se estiver tudo certo, clique em “Confirmo meus dados”. Caso contrário, clique em “voltar” e corrija o que estiver errado. 

6 – Em “Questionário Socioeconômico”, responda as questões relativas à sua família, você e seus estudos. 

7 – Após responder o questionário, informe seu telefone e e-mail, clique em continuar e, na tela seguinte, crie uma senha. Ela será usada também para realizar sua inscrição no Enem 2018.

8 – Finalmente, será mostrada a tela “Resumo das Informações”. Confira novamente e clique em “Enviar solicitação”. Caso você tenha pedido isenção no último ano e tenha faltado à prova, abrirá uma opção automaticamente para justificar sua falta. São aceitos como justificativas acidente de trânsito, assalto, casamento, morte na família, acompanhamento de cônjuge, problemas de saúde, maternidade e paternidade e trabalho no dia das provas.

É importante destacar que você deve preencher todos os dados no pedido de isenção da taxa de inscrição Enem 2018 com informações verdadeiras e tenha todos os documentos que comprovem a condição declarada, pois a falta desses documentos implicará na eliminação do exame.

O dia do início das inscrições para o Enem 2018 está chegando! Continue acompanhando as novidades em nosso site e estude! Agora, você está se preparando para o Enem, daqui a um ano, poderá estar na faculdade dos seus sonhos!

» Comece a estudar para o ENEM 2018 e esteja muito mais preparado para o exame «  

Compartilhe seus sonhos! Comente abaixo para qual faculdade você quer que o Enem te leve ano que vem!

Saiba mais sobre o Edital ENEM 2020

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais