Pesquisar no blog

Concurso Agepen DF: Criada a carreira de Policial Penal!

Iago Almeida

icone calendario 14 dez 2021

Atenção concurseiros! Está criada a carreira de Policial Penal, que impacta o concurso Agepen DF (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). São 1.179 vagas autorizadas!

Concurso Agepen DF: entenda a mudança

O próximo concurso Agepen do Distrito Federal já terá mudanças em relação ao cargo de Agente de Execução Penal. O edital segue previsto!

De acordo com a Lei nº 7.002 de 13/12/21, que foi sancionada, a carreira agora passará a ser denominada como Policial Penal.

Sendo assim, os contratados no cargo agora passam a ter poder de investigação e salários e benefícios de acordo com a classe.

No entanto, é aguardada ainda a regulamentação da carreira por parte do Congresso Nacional. Além da reestruturação da carreira que é aguardada pela classe.

Vale destacar, entretanto, que todas essas mudanças irão favorecer os servidores em atividade, assim como os próximos que serão contratados por meio de concursos.

E o edital?

O edital do concurso Agepen DF está previsto para ser publicado no início de 2022. Entretanto, pode ficar para o meio do ano caso os trâmites demorem.

O documento vem sendo muito cobrado pelo deputado Reginaldo Sardinha. Em novembro ele cobrou esclarecimentos sobre o processo de abertura da seleção.

“Queremos informações sobre a contratação da banca examinadora e prazo para lançamento do edital do certame para recomposição do quadro de servidores efetivos. Visamos à reposição do déficit de pessoal existente no Sistema Prisional”, afirmou o parlamentar.

Posteriormente, em setembro deste ano, Sardinha disse que o edital seria publicado em novembro, o que não aconteceu.

Portanto, a fala foi dada após reunião entre ele e o secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente.

Ademais, outro que confirmou a publicação no fim deste ano foi o Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sindpol DF), mas também errou a previsão.

A comissão organizadora, inclusive, está formada desde fevereiro deste ano. O próximo passo é a contratação da banca.

Concurso Polícia Penal DF: vagas autorizadas

Atenção concurseiros! Estão autorizadas 1.178 vagas para o cargo de Policial Penal em um novo concurso Agepen do Distrito Federal .

Do total de vagas, 400 são imediatas e 779 para formação de cadastro reserva. Além disso, o nível superior é cobrado para inscrição.

Os salários ficam em torno de R$ 4.745 inicialmente. Além disso, os servidores ainda terão direito a benefícios.

Assim, será auxílio-alimentação, gratificações por habilitação em atividades penitenciárias e adicionais por tempo de serviço e insalubridade.

A categoria informou que o Governo do Distrito Federal espera convocar os aprovados, nas vagas imediatas até junho do próximo ano.

“O número total de vagas na carreira são 3 mil. Hoje, temos preenchidos um pouco acima de 50%. A luta do sindicato é que chamem, com urgência, os 1.179 o mais rápido possível, dada a carência de efetivo no sistema penitenciário do DF”, disse o sindicato.

Concurso Agepen DF: aguardado desde 2018

Em 2018, o governo do Distrito Federal aprovou a criação de 1,4 mil cargos para Agentes Penitenciários.

Sendo assim, de lá pra cá o concurso vem sendo muito aguardado. A expectativa é que todos estes postos sejam preenchidos por meio da nova seleção. 

Vale destacar que até julho de 2018 só poderiam ser preenchidas 1,6 mil vagas. Com a criação dos postos, agora é possível contratar até 3 mil.

Saiba mais sobre o Concurso Agepen DF: Edital conta com mais de 1 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais