Pesquisar no blog

Concurso Agepen DF: Sindicato pede novo certame em reunião com secretário, entenda!

icone calendario 28 dez 2021

Um novo concurso Agepen DF (Polícia Penal do Distrito Federal) pode surgir em 2022! Nesta semana, o Sindpol e o novo secretário de Administração Penitenciária do DF, Delegado Wanderson Souza e Teles se reuniram e trataram sobre a seleção.

Concurso Agepen DF: novo edital em 2022?

Ao que tudo indica, sim! O Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sindpol) se reuniu com o novo secretário de Administração Penitenciária do DF, delegado Wanderson Souza e Teles.

Durante o encontro, que aconteceu no último dia 21 de dezembro, vários temas foram abordados.

Entre eles está o da seleção da Agepen. Ambos abordaram a necessidade de um próximo concurso para Policiais Penais. 

“A categoria foi incisiva quanto à necessidade de manutenção do espaço já conquistado pela PPDF (Polícia Penal do DF), dentro da estrutura da citada Secretaria, reforçando a expectativa de que essa nova gestão priorize a transição institucional já em curso no Sistema Penitenciário do Distrito Federal”, escreveu o Sindpol nas redes sociais.

Além disso, as partes ainda conversaram sobre a regulamentação da Polícia Penal do DF, desindexação do GHAP e concurso de remoção. 

Com a aprovação da Lei nº 7.002, de 13 de dezembro de 2021, que criou a carreira de Policial Penal no Distrito Federal, os profissionais passam a ter mais atribuições.

Sendo assim, agora eles passam a ter o poder de investigação e salários e benefícios de acordo com a classe. Entretanto, a regulamentação ainda é necessária.

Concurso Polícia Penal DF: autorização para 1.179 vagas

A Polícia Penal do Distrito Federal tem autorização para preenchimento de 1.179 vagas. Assim, as oportunidades são para Policial Penal.

Portanto, um grupo de trabalho foi formado em fevereiro e desde então está responsável pelos preparativos da seleção, realizando estudos técnicos para contratar a banca organizadora.

Do total de vagas autorizadas, 400 são para pavimento imediato e outras 779 para formação de um cadastro reserva.

Para participar da seleção é preciso nível superior, com formação em qualquer área.

Ademais, os salários iniciais para a carreira são de R$ 4.745. Além disso, haverá diversos benefícios.

Portanto, serão auxílio-alimentação, gratificações por habilitação em atividades penitenciárias e adicionais por tempo de serviço e insalubridade.

Convocações ainda no primeiro semestre de 2022?

O Governo do Distrito Federal anunciou que pretende realizar a convocação de aprovados ainda no primeiro semestre de 2022.

Assim, as vagas imediatas devem ser preenchidas até junho. Entretanto, para que o prazo seja cumprido, o edital deve ser publicado no início do ano.

O concurso Agepen DF vem sendo aguardado desde 2018. Assim, na época, o governo aprovou a criação de 1,4 mil cargos.

Anteriormente eram apenas 1,6 mil vagas de Agentes, entretanto, hoje são até 3 mil vagas para serem preenchidas, o que deve acontecer por meio de nova seleção.

Último concurso Agepen DF

Publicado em 2014, o último concurso Agepen DF ofertou 1.100 vagas, sendo 200 imediatas e 900 para formação de um cadastro de reserva.

A seleção contou com a organização da Fundação Universa, que avaliou os candidatos por meio de várias etapas. Portanto, foram:

  • Prova objetiva;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Avaliação psicológica; e
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social.

Ademais, na prova objetiva, os concurseiros tiveram que responder a 150 questões do tipo certo ou errado.

Assim, foram conteúdos de Conhecimentos Básicos (50) e Conhecimentos Específicos (100).

Além disso, em Conhecimentos Básicos foram abordadas disciplinas de Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática e Raciocínio Lógico.

Por outro lado, em Conhecimentos Específicos foram questões sobre noções de Direito: Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal e de Direitos Humanos.

Saiba mais sobre o Concurso Agepen DF: Edital conta com mais de 1 mil vagas previstas!
Acompanhe nossas

redes sociais