Pesquisar no blog

Concurso ALEPI: Mais de 16 mil candidatos inscritos no certame!

icone calendario 09 dez 2019

Foram registrados mais de 16 mil candidatos inscritos no concurso ALEPI (Assembleia Legislativa do Piauí ). As provas do certame serão aplicadas no mês de janeiro de 2020!

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Estatística de inscrições no concurso ALEPI

A banca organizadora Copese, divulgou a estatística de candidatos inscritos no concurso ALEPI. O certame irá ofertar vagas para cargos de níveis médio e superior, e atraiu um total de 16.726 candidatos.

A maior procura foi para o cargo de Assessor Técnico Legislativo da área Administrativa, com 7.176 inscrições homologadas. O cargo tem exigência de nível médio e conta com 5 vagas, sendo 1 vaga para pessoa com deficiência.

O segundo cargo com mais cadastro foi o de Consultor Legislativo, de nível superior, na área de Direito. Serão 3.886 pessoas concorrendo às 5 vagas, sendo 1 vaga para pessoas com deficiência.

Confira a estatística completa de candidatos inscritos:

  • Consultor Legislativo – Redação de Atas e Revisão de Debates: 1.473 inscrições;
  • Consultor Legislativo – Direito: 3.886 inscrições;
  • Consultor Legislativo – Contabilidade: 1.104 inscrições;
  • Consultor Legislativo – Tecnologia da Informação: 497 inscrições;
  • Consultor Legislativo – Comunicação Social: 510 inscrições;
  • Consultor Legislativo – Biblioteconomia: 116 inscrições;
  • Assessor Técnico Legislativo – Taquigrafia: 149 inscrições;
  • Assessor Técnico Legislativo – Informática: 1.100 inscrições;
  • Assessor Técnico Legislativo – Cerimonial Público: 545 inscrições;
  • Assessor Técnico Legislativo – Radiodifusão: 170 inscrições;
  • Assessor Técnico Legislativo – Área Administrativa: 7.176 inscrições.

Das mais de 16.000 inscrições no concurso ALEPI, um total de 2.139 são de candidatos isentos da taxa de inscrição, do quais 900 participantes são desempregados.

Provas do concurso ALEPI aplicadas em janeiro

As primeiras etapas avaliativas do certame serão as provas objetiva e de redação, ambas marcadas para o dia 12 de janeiro de 2020. Os locais de realização, serão divulgados no dia 07 de janeiro.

Os candidatos terão até 5 horas para fazer os dois exames. A prova objetiva será de múltipla escolha, sendo composta por 50 questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

A parte de Conhecimentos Gerais, englobará 10 itens sobre Língua Portuguesa e 10 itens sobre Raciocínio Lógico. Já a parte de Conhecimentos Específicos, varia de cargo para cargo.

A redação irá constar um texto dissertativo-argumentativo sobre tema apresentado no momento de aplicação, serão corrigidas somente as redações dos candidatos habilitados na prova objetiva.

Os candidatos habilitados seguirão para a Análise de Títulos, cujos documentos deverão 10top-casinos ser encaminhados entre os dias 13 e 14 de fevereiro de 2020, conforme a convocação que será divulgada no dia 12 de fevereiro.

A última etapa avaliativa do certame irá contar em uma prova prática, somente para os candidatos a Assessor Técnico na área de Taquigrafia. O exame está previsto para o dia 16 de fevereiro e será dividido em duas partes.

A primeira parte, irá compreender um ditado com duração de três minutos. O candidato precisará ter um aproveitamento de, pelo menos, 70 palavras por minuto, totalizando 210 palavras.

Já a segunda parte da prova prática será a transcrição do texto taquigrafado em processador de texto Word, sem utilização dos recursos de autocorreção e de verificação ortográfica e gramatical.

O resultado final do concurso está previsto para ser divulgado no dia 17 de março de 2020. O certame terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

» Prepare-se para o concurso ALEPI + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso ALEPI 2023: Edital publicado. 201 vagas de nível médio e superior!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais