Pesquisar no blog

Concurso ANM: É autorizado e edital com 40 vagas em 6 meses!

icone calendario 19 jul 2021

Novo concurso ANM para o provimento de 40 vagas efetivas no cargo de Especialista em Recursos Minerais, está autorizado.

edital poderá ser publicado em até seis meses, a partir da portaria desta segunda, 19. Sendo assim, o documento será divulgado até janeiro de 2022.

Novo concurso ANM

Foi publicado nesta segunda-feira, 19, no Diário Oficial da União, o aval que autoriza o concurso ANM. A autorização foi realizada pelo secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, Caio Paes Andrade.

A seleção será para o provimento de 40 vagas, no cargo de Especialista em Recursos Minerais do quadro de pessoal da Agência Nacional de Mineração.

edital deverá ser publicado em até seis meses, a partir da portaria desta segunda, 19. Ou seja, o documento poderá ser divulgado até janeiro de 2022.

Neste período, caberá à ANM compor a comissão organizadora do seu concurso, para elaborar o projeto básico da seleção e escolher e contratar a banca organizadora que ficará responsável pelo processo. 

Ainda de acordo com o aval publicado, o Ministério da Economia deverá autorizar as convocações dos aprovados no certame . Para isso, serão avaliados os seguintes aspectos:

  • existência de vagas na data de publicação do edital de abertura de inscrições para o concurso público;
  • autorização, em anexo próprio, da Lei Orçamentária Anual (LOA) e a observação das restrições impostas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); e
  • declaração do ordenador de despesa responsável, quando do provimento dos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira.

Pedido de concurso ANM

Segundo a ANM, o primeiro pedido enviado à Economia tinha o objetivo de preencher 40 vagas, na área de barragens de mineração. Tudo indica que o aval dado pela Economia considerou esta solicitação.

Neste caso, a nomeação dos aprovados seria escalonada em dois anos, sendo 20 vagas em 2021 e 20 em 2022. Com o aval neste momento, essa escala tende a ocorrer nos anos de 2022 e 2023.

Apesar desta solicitação ter sido enviada, a ANM pediu à Ecomomia para enviar um segundo pedido, para o preenchimento de 150 vagas, na carreira de Especialista em Recursos Minerais.

Neste último caso, a nomeação aconteceria no ano de 2022. Para a Agência Nacional de Mineração, a aprovação deste pedido era urgente.

“Considerando o grave déficit de pessoal da Agência, que vem sendo acompanhado pelos órgãos de controle (CGU, TCU) e pelo Ministério Público, é imprescindível que a Agência consiga formalizar seu pedido de concurso, mas a solução tecnológica utilizada para este fim tem nos impedido”, disse a ANM em ofício na ocasião ao então secretário Wagner Lenhart.

As 150 oportunidades de especialista em recursos minerais estavam distribuídas pelas seguintes áreas:

  • Engenheiro de minas – 70
  • Geólogo – 50
  • Contador/Economista – 20
  • Bacharel em Direito – 5
  • Estatístico – 5
Saiba mais sobre o Concurso ANM: Edital publicado com 40 vagas e salários de R$ 9,9 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais