Pesquisar no blog

Concurso ANM: Ministério da Gestão autoriza a convocação de 40 aprovados!

Iago Almeida

icone calendario 06 fev 2023

Ótima notícia! Está autorizada a convocação dos 40 aprovados no concurso ANM  (Agência Nacional de Mineração); são vagas distribuídas entre seis estados brasileiros, para Especialista em Recursos Minerais.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso ANM: quando serão as convocações?

Foi dado aval para convocações dos 40 aprovados do concurso  da Agência Nacional de Mineração, que teve provas realizadas em abril de 2022.

Assim, a portaria foi publicada no dia 3 de fevereiro, pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Confira a portaria completa, clicando aqui!

Entretanto, de acordo com o documento, a convocação dos candidatos está condicionada à:

  • existência de vagas na data da nomeação dos candidatos; e
  • declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

Posteriormente, a responsabilidade pela verificação das condições para a nomeação dos aprovados é da própria agência ANM.

Vacâncias aumentando

Mesmo com o concurso, a ANM enfrenta algumas vacâncias; faltam servidores e assim, novos desastres podem acontecer.

Isso porque passados quatro anos desde o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais, as agências reguladoras do país continuam enfrentando déficits.

Somente na ANM, há falta de 40% do seu quadro de servidores, segundo dados do Portal de Transparência.

“Sem dúvidas, estamos diante de um apagão generalizado e, se nada for feito, essas agências vão colapsar”, disse o presidente do Sinagências, Cleber Ferreira.

Concurso ANM: distribuição das vagas e os salários do último edital

Assim, o edital do concurso  da Agência Nacional de Mineração, lançado em dezembro de 2021, ofertou um total de 40 vagas. Portanto, confira a distribuição:

  • Minas Gerais (17),
  • Pará (06),
  • Mato Grosso (02),
  • Bahia (02),
  • São Paulo (02),
  • Distrito Federal (10).

Vale destacar que todas as vagas são para a carreira de Especialista em Recursos Mineiras, que tem exigência de nível superior.

Ademais, a graduação deve ser em Geologia e Engenharia (Geológica, Hídrica, de Minas, Civil, Ambiental ou Florestal). 

Posteriormente, os aprovados no certame contarão com um salário inicial de R$ 9.909,30. Isso para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Além disso, os contratados serão alocados em uma das seguintes capitais, que deveriam ser sido escolhidas no momento da inscrição: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Salvador e São Paulo. 

Assim, todas as vagas são efetivas, ou seja, não há cadastro reserva. Os nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União (estatutário). 

Saiba mais sobre o Concurso ANM: Edital publicado com 40 vagas e salários de R$ 9,9 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais