Pesquisar no blog

Concurso ANP: Pedido solicitado com 107 vagas aguarda autorização do ME!

icone calendario 05 Maio 2022

Entenda, concurseiros! Um novo concurso ANP (Agência Nacional do Petróleo) já foi solicitado ao Ministério da Economia e continua aguardando autorização. O pedido é para 107 vagas, número de cargos que estão vagos no órgão.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso ANP: pedido enviado; e o aval?

Em 2022, um novo concurso público  para a Agência Nacional de Petróleo pode ser publicado. Entretanto, um pedido ainda aguarda autorização.

Isso porque a agência enviou um pedido ao Ministério da Economia ainda em 2021, para preenchimento de 107 vagas. E ele segue válido!

Em resposta dada em abril, no Acesso à Informação do Governo Federal, a ANP disse que enviou o pedido, mas não tinha certeza de autorização.

“Não sabemos se o Ministério da Economia vai autorizar a realização”, diz a Agência.

Vale destacar que o número corresponde a quantidade de vacâncias no órgão. Confira a distribuição:

  • Especialistas de regulação de petróleo e derivados natural (49);
  • Analista administrativo (23); e
  • Especialista em Geologia e Geofísica de Petróleo e Gás Natural (19).
  • Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados e Gás Natural (08);
  • Técnico Administrativo (08).

Segundo o documento, a realização do certame será para preenchimento e aumento do corpo técnico, de forma que possibilite melhor fiscalização.

Só três ou quatro fiscais não dão conta desse recado e nada acaba sendo monitorado direito. É necessário que a gente qualifique melhor os nossos profissionais com cursos de formação e o fortalecimento da Sefaz”, afirmou o deputado e presidente da Comissão, Luiz Paulo.

De acordo com o órgão, o quadro efetivo caiu de 685 pessoas, em 2017, para 613, em 2020. Por isso um novo concurso é urgente!

Último concurso ANP

Publicado em 2015 e tendo a Cesgranrio como banca organizadora, o último concurso  da Agência Nacional do Petróleo ofertou 34 vagas.

Do total de oportunidades, 14 foram para Técnico em Regulação e 20 de Técnico Administrativo, ambos cargos de nível médio.

Os cargos contemplados foram o de Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural e Técnico Administrativo.

Além disso, 24 vagas foram destinadas ao Rio de Janeiro, onde está o escritório central da autarquia.

Na época, os salários iniciais variavam de R$ 7.036,54 para o Técnico em Regulação e de R$ 6.682,54 no caso do Técnico Administrativo.

Concurso: atribuições e requisitos

Ademais, os concurseiros devem se atentar a algumas informações do concurso, como as atribuições e requisitos do cargo. Portanto, confira:

  • Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural
    • Atribuições – voltadas ao suporte e ao apoio técnico especializado às atividades de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prospecção petrolífera, da exploração, da comercialização e do uso de petróleo e derivados, álcool combustível e gás natural, e da prestação de serviços públicos e produção de combustíveis e de derivados do petróleo e gás natural, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades. Os aprovados na especialidade Geral serão designados, preferencialmente, para exercer atividades externas de fiscalização do abastecimento.
    • Requisitos – diploma ou certificado de conclusão de curso de nível médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.
  • Técnico Administrativo
    • Atribuições – voltadas para o exercício de atividades administrativas e logísticas de nível intermediário, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da ANP, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.
    • Requisitos – Diploma ou certificado de conclusão de curso de nível médio, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso ANP: Pedido com mais de 100 vagas é enviado ao ME!
Acompanhe nossas

redes sociais