Concurso AFT: Ministro confirma edital em 2023!

Iago Almeida

icone calendario 22 maio 2023

Um novo concurso AFT  (Auditor Fiscal do Trabalho) vem sendo muito cobrado e aguardado. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, confirmou a realização do edital; veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Concurso AFT: quando sai o edital?

É o que os concurseiros querem saber! E é possível que um novo edital para o concurso AFT – Auditor Fiscal do Trabalho, esteja próximo!

Nos últimos meses, o governo vem recebendo inúmeras pressões das entidades representativas da classe.

Nesta última semana, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, confirmou a realização da seleção, mas ainda não divulgou dadas.

Assim, o anúncio foi feito na sexta-feira, 19 de maio, durante o lançamento da Frente Parlamentar pelo combate ao trabalho escravo, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

“Haveremos de fazer concurso neste ano para reforçar a equipe. É uma necessidade, apesar do arcabouço fiscal”, disse o ministro.

Concurso AFT previsto para o segundo semestre

Porém, é possível que o edital do concurso seja publicado no segundo semestre deste ano, no segundo pacote de autorizações do Governo Federal.

Isso porque a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dwecl confirmou a seleção entre as próximas que serão lançadas.

Entretanto, ainda não há uma data prevista para o aval, considerando que o primeiro pacote ainda está em curso.

Pedido de urgência foi enviado recentemente para o concurso AFT

Sendo assim, recentemente um pedido de urgência foi enviado pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados para um novo edital.

Assim, o pedido foi entregue ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, pasta responsável pelas autorizações de seleções federais.

Então, a solicitação foi enviada no fim de março deste ano, após uma audiência pública, que teve participação do presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Bob Machado.

MTE formou grupo de trabalho e prazo encerra neste mês

Ainda recentemente, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) formou um grupo de trabalho para avaliar e tratar sobre a proposta do concurso AFT.

Pelo menos dez irão compor a comissão nacional de negociação dos servidores administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego.

Além disso, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo (Sindsef SP) fez um alerta pela necessidade de implantação do plano de carreira específico e o fim do desvio de função e do assédio moral institucional. 

“Presidente Lula, faça justiça àqueles que, há anos, garantem a continuidade das políticas públicas de trabalho à população”, pediu a comissão nacional.

Sendo assim, o grupo de trabalho terá até o próximo dia 31 de maio para concluir os estudos e enviar o que foi tratado.

Como foi o último concurso para Auditor Fiscal do Trabalho?

Assim, a última seleção , realizada em 2013, ofertou 100 vagas para o cargo de Auditor com salários iniciais no valor de R$ 14.280,00.

Vale lembrar que esse concurso aconteceu a 10 anos atrás, ou seja, desde então a remuneração sofreu alterações.

Os aprovados vão trabalhar nas unidades de São Paulo, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Pernambuco, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Alagoas, DF, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Acre, Amazonas e Amapá.

Na ocasião, a banca organizadora foi o Cebraspe e avaliou os candidatos por meio de provas objetivas e discursivas.

Sendo assim, a prova objetiva teve composição de 220 questões acerca das disciplinas abaixo:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Direitos Humanos
  • Administração Geral e Pública
  • Noções de Informática
  • Conhecimentos Específicos

Por outro lado, a prova discursiva consistiu em 3 questões discursivas acerca das disciplinas de Direitos Humanos e (ou) Economia do Trabalho e (ou) Direito Constitucional e (ou) Direito Administrativo e uma dissertação acerca de algum dos temas relacionados.

Além disso, a etapa exigiu um parecer técnico sobre os conteúdos de Gestão de Projetos e (ou) Direito do Trabalho e (ou) Segurança e Saúde no Trabalho e 3 situações problema.

Saiba mais sobre o Concurso Auditor Fiscal do Trabalho: Edital publicado. Iniciais de R$ 22 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais