Concurso Bacen: Autonomia pode afetar concursos | Nova Concursos

Concurso Bacen: Autonomia conquistada pode afetar novas seleções?

icone calendario 23 fev 2021

Atenção concurseiros que aguardam o novo concurso Bacen . Segundo a Assessoria do Banco Central, a autonomia da instituição não afetará quantidade de certames.

Isso quer dizer que o concurso Banco Central ainda dependerá de autorização do Ministério da Economia. Entenda melhor o caso.

O que significa a autonomia conquistada?

No dia 10 de fevereiro de 2021 foi aprovado pelo Senado Federal o projeto de autonomia do Banco Central do Brasil.

O projeto, classificado pela Câmara como urgente e, por este motivo, apreciado diretamente pelo plenário, foi aprovado pela maioria dos deputados, sendo 339 votos a favor, 114 contrários e uma abstenção.

Os destaques, no entanto, ainda serão apreciados e votados. Uma vez finalizados os trâmites na Casa, a proposta seguirá para sanção presidencial.

A autonomia do órgão já havia sido cobrada em diversas ocasiões pelo atual presidente do órgão, Roberto Campos Neto, que aguardava a apreciação da pauta desde 2020.

O Projeto estabelece mandatos estáveis e requisitos para nomeação e demissão do presidente e dos diretores do Banco Central, bem como vedações aos ocupantes dos cargos.

O texto também confere autonomia formal ao BC para que execute suas atividades essenciais ao país sem sofrer pressões político-partidárias.

Autonomia conquistada pode afetar novos concursos?

Segundo a Assessoria do Banco Central, a autonomia da instituição não afetará quantidade de concursos. O que significa que o concurso Bacen ainda dependerá de autorização do Ministério da Economia.

Portanto, mesmo com o Projeto de Lei Complementar (PLP) 19/19 sendo sancionado pelo presidente do Brasil, o BC continuará fazendo parte do Executivo Federal. O projeto trata de uma autonomia operacional.

Não haverá uma autonomia financeira ou administrativa, sendo que as mudanças no quadro de servidores, a supervisão de recursos e os sistemas do Banco Central continuarão integrados ao Executivo.

Previsão para um novo Concurso Bacen

De acordo com o site do próprio Banco Central, o déficit de servidores era de 2.928 no mês de janeiro de 2021.

Em 2020, foram solicitadas 200 vagas para Analistas, 30 para Técnicos e 30 para Procuradores. As oportunidades são para candidatos de nível médio e superior, com salários que variam entre e R$ 7.741,31 e R$ 21.472,49.

Até o momento, o Ministério da Economia não respondeu a solicitação do Banco Central. Portanto, são poucas as chances de que ocorra um novo concurso Bacen em 2021.

Saiba mais sobre o Concurso BACEN: Com deficit superior 2,8 mil cargos; órgão solicita novo edital com 260 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais