Pesquisar no blog

Concurso Bacen: Banco reencaminha pedido com 245 vagas ao Ministério da Economia!

Iago Almeida

icone calendario 02 jun 2022

O Banco Central reencaminhou um pedido para o concurso Bacen ao Ministério da Economia. Previsão é para aval com 245 vagas em um novo certame, mesmo quantitativo solicitado em 2021.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Bacen: pedido está em tramitação

O pedido para um novo concurso  do Banco Central, foi reenviado e aguarda um parecer do Ministério da Economia.

Assim, a oferta será para preenchimento de 245 vagas, sendo 200 para Analista, 30 Paratécnicos e 15 para Procuradores.

Além disso, vale destacar que esse quantitativo é o mesmo solicitado em 2021, mas que não teve aval da pasta econômica.

Portanto, após receber um não ano passado, o Banco Central optou por reenviar o pedido para reforçar a necessidade de reposição.

“Sim, foi encaminhado novo pedido com as mesmas quantidades de vagas e cargos do ano passado: 200 vagas para analistas, 30 para técnicos e 15 para procuradores”, disse o órgão.

Transformação de cargos

Além do pedido, a transformação de um cargo também segue em pauta no Sindicato e deve ter resposta em breve!

Assim, a pretensão do órgão é transformar o cargo de Analista em Auditor, o colocando em nível de outras carreiras, com salário maior e outras atribuições.

Isso porque, o cargo de Analista deve ter o maior número de vagas no novo concurso, caso seja autorizado.

Além disso, Fábio Faiad afirmou que está otimista para que a autorização saia ainda neste ano, para que a liberação do edital seja até 2023.

“Estive conversando há algumas semanas com o presidente (do Banco Central), Roberto Campos Neto, ele se mostrou otimista. Conversei com Leonardo Sultani do Ministério da Economia e ele também se mostrou otimista. Não podemos garantir, mas estamos otimistas”, relatou.

Cargos vagos

O Banco Central não publica um concurso desde 2013, ou seja, são quase 10 anos sem seleções. Isso aumenta a pressão por um novo concurso.

Por isso, o número de cargos vagos está só aumentando e já chega a 3,4 mil, de acordo com os dados apresentados por Faiad.

Vale destacar que o quadro deveria ter 6 mil servidores. Por isso, mesmo que o aval seja dado para 245 vagas, as vacâncias continuarão altas.

“O Banco Central tem muitas atividades que poderia avançar, mas que não faz devido a falta de servidores. Se continuar com essa carência, nem o essencial do trabalho os servidores darão conta. Por isso a situação é crítica e o concurso é urgente. O Sindicato apoia a autorização que está chegando aí”, informou.

Além disso, atualmente, mais de 9% do quadro de servidores possuem condição de aposentar. Segundo o banco, em quatro anos, até 2025, a projeção é que esse quantitativo atinja 18%.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Banco Central: Edital publicado. 300 vagas e R$ 20,9 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais