Pesquisar no blog

Concurso Banco Central: Edital segue previsto. Mais de 3 mil cargos vagos!

Iago Almeida

icone calendario 11 jan 2023

O Banco Central aguarda autorização para o concurso Bacen ; 245 vagas foram solicitadas ao Ministério da Economia em 2022. Enquanto isso, o órgão registra mais de 3 mil vacâncias.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Banco Central: quando sai o edital?

É o que os concurseiros estão aguardando saber desde 2022, quando o edital do concurso do Banco Central chegou a ser previsto para agosto.

Agora, o órgão voltou a sinalizar a intenção de realizar o certame para o governo federal recém-eleito.

Assim, as tratativas devem se iniciar após a definição da equipe da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoas do Ministério da Gestão em 2023.

Além disso, a oferta poderá ser para preenchimento de 245 vagas, sendo 200 para Analista, 30 Paratécnicos e 15 para Procuradores.

Este foi o número de vagas solicitadas ao Ministério da Economia, em pedido reencaminhado no segundo semestre do ano passado.

Cargos vagos

Mas, mesmo que este seja o número de vagas ofertado, ele não vai suprir as vacâncias no órgão, que são milhares.

O Banco Central não publica um concurso  desde 2013, ou seja, são quase 10 anos sem seleções. Isso aumenta a pressão por um novo concurso.

Atualmente, segundo o Banco Central, existem cerca de 3.070 cargos vagos para as funções de atuação no órgão.

“O Banco Central tem muitas atividades que poderia avançar, mas que não faz devido a falta de servidores. Se continuar com essa carência, nem o essencial do trabalho os servidores darão conta. Por isso a situação é crítica e o concurso é urgente. O Sindicato apoia a autorização que está chegando aí”, informou o órgão.

Além disso, atualmente, mais de 9% do quadro de servidores possuem condição de aposentar. Segundo o banco, em quatro anos, até 2025, a projeção é que esse quantitativo atinja 18%.

Transformação de cargos

Além do pedido, a transformação de um cargo também segue em pauta no Sindicato e deve ter resposta em breve!

Assim, a pretensão do órgão é transformar o cargo de Analista em Auditor, o colocando em nível de outras carreiras, com salário maior e outras atribuições.

Isso porque, o cargo de Analista deve ter o maior número de vagas no novo concurso, caso seja autorizado.

Além disso, Fábio Faiad afirmou que está otimista para que a autorização saia em breve para que o edital seja publicado até junho.

“Estive conversando há algumas semanas com o presidente (do Banco Central), Roberto Campos Neto, ele se mostrou otimista. Conversei com Leonardo Sultani do Ministério da Economia e ele também se mostrou otimista. Não podemos garantir, mas estamos otimistas”, relatou ele anteriormente.

Vai ter concurso BACEN em 2023? Confira requisitos, atribuições e o que estudar !

Saiba mais sobre o Concurso Banco Central: Edital publicado. 300 vagas e R$ 20,9 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais