Pesquisar no blog

Concurso Banco do Brasil: Órgão informa que edital está pronto e pode sair em janeiro!

icone calendario 19 fev 2021

O novo concurso Banco do Brasil está com o edital pronto, e pode ser divulgado em janeiro. A oferta deverá ser para a área de Tecnologia da Informação!

Edital do concurso Banco do Brasil

O novo concurso Banco do Brasil poderá ser realizado no mês de janeiro. Conforme informações, os trâmites estão em estágio avançado para a divulgação do edital.

O prognóstico é que o concurso Banco do Brasil oferte 120 vagas com foco na área de Tecnologia da Informação. A informação foi confirmada no mês de agosto, pelo Estadão. A remuneração dos aprovados será de aproximadamente R$ 3.800,00, somando os benefícios.

Os candidatos aprovados terão direito, por exemplo, a auxílio-alimentação, auxílio-refeição e ao vale-cultura.

No momento, o órgão tem cargo único para ingresso no quadro de pessoal, sendo o Escriturário, com exigência de nível médio. Com isso, o novo concurso Banco do Brasil poderá ser realizado de duas formas.

  • Por meio de vagas para o cargo de Escriturário, exigindo nível médio e cobrando disciplinas com foco em Tecnologia da Informação. Este modelo foi aplicado no ano de 2018, com salário de R$ 4.036,56;
  • Um concurso específico para a área de TI, com exigências específicas.

Conforme informado pelo Estadão, o concurso Banco do Brasil irá permitir escolher o local de trabalho, já que o órgão estuda manter o home office após a pandemia de Covid-19.

Cargos vagos no concurso Banco do Brasil

No dia 11 de novembro, o Banco do Brasil teve o seu quantitativo de servidores próprio aprovado e fixado pelo Ministério da Economia. Mediante a realização de um novo concurso Banco do Brasil em estudo, ficou estabelecido o limite de 100.343 vagas.

Apesar do quantitativo alto, o órgão vem perdendo cargos a cada ano que passa. Somente nos últimos cinco anos, mais de 15.000 vagas foram cortadas na instituição.

No mês de dezembro de 2015, por exemplo, o DEST (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) fixou o limite máximo para o quadro de servidores do BB em 115.495 cargos.

Desde então, o Banco do Brasil vem perdendo cargos. Entre os anos de 2017 e 2018, o quadro de pessoal do órgão foi de 106.659 para 106.186. Já no ano de 2019, o quadro passou para um limite de 105.774 empregados públicos.

No mês de março de 2020, uma portaria informou um novo quantitativo e, consequentemente, uma nova redução, passando para 102.681 vagas.

No dia 11 de novembro, a portaria divulgada em março foi revogada e a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais fixou o atual quantitativo, sendo 100.343 cargos.

Para se adequar a cada ano a um novo limite de pessoal, o órgão vem realizando PDV (Programas de Demissão Voluntária) e reorganizando as suas unidades, incluindo movimentações de pessoal.

Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital publicado! 6 mil vagas para Escriturário!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais