Pesquisar no blog

Concurso Banco do Brasil: Instituição confirma edital para 2020!

icone calendario 06 fev 2020

Foi confirmado pela Assessoria de Imprensa da instituição, que o concurso Banco do Brasil terá seu edital divulgado este ano. As vagas serão destinadas para o cargo de Escriturário!

Edital do concurso Banco do Brasil sairá em 2020

A realização do novo concurso Banco do Brasil, foi confirmado pela Assessoria de Imprensa da instituição. A assessoria informou que o banco estuda lançar um concurso pública ainda este ano.

Todavia, de acordo com informações divulgadas pelo órgão, os preparativos já estão bastante adiantados e banca organizadora, inclusive, já foi escolhida e elabora o edital, com previsão para ser publicado no mês de março.

Segundo a Assessoria de Imprensa do BB, o plano é contratar escriturários para a área de tecnologia. Apesar disso, existe a possibilidade que o banco também inclua vagas para o escriturário generalista, aquele com perfil mais tradicional, com atuação em atividades bancárias/administrativas.

Independentemente do perfil de escriturário que o Banco do Brasil irá selecionar, uma coisa é certa: o cargo de Escriturário tem como exigência apenas o nível médio. Não existe a necessidade de curso técnico e muito menos formação superior para participar, o que torna o certame bastante atrativo.

“O concurso para o Banco do Brasil é uma grande oportunidade para os jovens que buscam o primeiro emprego e para aqueles que não querem mais trabalhar na iniciativa privada, pois a instituição oferece um bom salário, uma série de benefícios e, sobretudo, a possibilidade de crescimento profissional. O melhor de tudo: basta ter o nível médio para concorrer”, informou Ricardo Pietro, especialista na área de concursos.

As atribuições do escriturário generalista (tradicional) e o da área de tecnologia são as mesmas, conforme consta nos editais de 2015 e 2018: comercialização de produtos e serviços do Banco do Brasil, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações ao clientes e usuários.

Também faz parte das atribuições, redação de correspondência em geral, conferência de relatórios e documentos, controles estatísticos, atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados, execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do BB.

A diferença basicamente do concurso para escriturário tradicional (generalista) do escriturário com foco na área de tecnologia, é o programa e peso dado às disciplinas. Ou seja, independentemente do programa, as habilidades e competências requeridas aos concorrentes às vagas são absolutamente as mesmas.

Ao comparar os conteúdos dos concursos de 2015 (último para escriturário tradicional) e o de 2018 (escriturário da área de tecnologia), é percebido que no segundo edital houve a inclusão da disciplina de Probabilidade e Estatística e a exclusão das matérias de Cultura Organizacional, Técnicas de Vendas e Atendimento.

Outro fator relevante, é que o conteúdo de Informática se tornou mais amplo. Além disso, foi feita uma outra distribuição do número de questões por disciplinas.

Avaliações do concurso Banco do Brasil

No último concurso para o “escriturário tradicional”, realizado no ano de 2015, as provas objetivas foram compostas por 70 questões, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico-Matemático, 5 questões de Atualidades do Mercado Financeiro (Conhecimentos Básicos), 5 questões de Cultura Organizacional, 10 questões de Técnicas de Vendas, 10 questões de Atendimento, 10 questões de Conhecimentos Bancários, 5 questões de Informática e 5 questões de Língua Inglesa (Conhecimentos Específicos). Ocorreu também uma Redação.

No certame destinado para escriturário com o perfil da área de Tecnologia, divulgado em 2018, a prova objetiva também englobou 70 questões. Na parte de Conhecimentos Básicos, foram cobradas 5 questões de Língua Portuguesa, 5 questões de Língua Inglesa, 5 questões de Matemática e 5 questões de Atualidades do Mercado Financeiro.

Já na parte de Conhecimentos Específicos, foram cobradas 20 questões de Probabilidade e Estatística, 5 questões de Conhecimentos Bancários e 25 questões de Informática. A segunda etapa, também foi composta por uma Redação.

Caso seja mantido para a nova seleção o programa do certame de 2018, o ponto positivo, comprando o concurso de 2015, é a redução do número de disciplinas a serem estudadas, caiu de nove para sete.

Outro fator positivo, especificamente para quem prestou o concurso anterior e não conseguiu a vaga naquela ocasião, é que as matérias serão as mesmas e já foram estudadas. Então, esses candidatos já sairiam na frente, tendo maiores possibilidades.

Vale ressaltar, que o Banco do Brasil sempre costuma trazer inovações em seus concursos. Por isso, o programa pode ser reformulado. Então, novas disciplinas podem ser incluídas ou excluídas e ser dado um novo peso a cada uma delas.

O cargo de Escriturário tem o salário de R$ 4.036,56, valor que já está incluso os auxílios refeição e alimentação, com jornadas de trabalho de 30 horas semanais.

Além disso, o servidor contratado terá direito aos seguintes benefícios: auxílio-transporte (variável de acordo com a localidade da residência e da agência de lotação do funcionário), participação nos lucros (geralmente, paga duas vezes ao ano), planos de saúde e odontológico, previdência privada com participação do banco, auxílio-creche/babá e auxílio ao filho com deficiência. Existe ainda, a tradicional possibilidade de ascensão profissional.

Vale destacar também, que o órgão investe fortemente na qualificação de seus funcionários e oferece a eles a possibilidade de crescimento profissional. Diversos diretores da empresa ingressaram no banco como escriturários. Inclusive, a instituição já contou com presidentes que são funcionários de carreira, que ingressaram na empresa como escriturários e foram ascendendo profissionalmente.

» Prepare-se para o concurso Banco do Brasil + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital publicado! 6 mil vagas para Escriturário!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais