Pesquisar no blog

Concurso Banco do Brasil: Micro ou Macrorregião, o que é?

icone calendario 23 dez 2022

O concurso do Banco do Brasil atual irá contratar 4 mil funcionários para ingresso imediato. Os interessados nas vagas ofertadas, porém, apresentam uma dúvida sobre o certame: o que é Micro e Macrorregião?

Pois bem, microrregião é uma divisão menor de uma região geográfica natural, que pode ser ou não um só município.

Dessa forma os candidatos terão que escolher uma microrregião na hora da inscrição e será nessa localidade em que realizarão as avaliações.

Para o provimento do cargo, esse candidato será chamado, preferencialmente, também para essa microrregião.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui     e saiba mais!

Entretanto a macrorregião é uma região que abrange diversas microrregiões. Caso o candidato não seja convocado para a micro na qual realizou as provas, ele será direcionado para alguma outra zona dentro da macrorregião a qual pertence.

As macrorregiões, no entanto, não precisam ser, necessariamente, estados. Minas Gerais, por exemplo, tem 65 macrorregiões que englobam 171 microrregiões.

No caso do certame atual serão comtemplados 5 macrorregiões e 13 microrregiões de Minas Gerais.

Confira, agora, como as micro e macrorregiões podem interferir no seu local de trabalho!

Como escolher uma microrregião para o Concurso Banco do Brasil?

Os candidatos aprovados no Banco do Brasil serão convocados preferencialmente para as microrregiões para as quais se inscreveram, mas isso não será uma regra.

Caso um candidato seja aprovado e as vagas direcionadas para o município ou microrregião dele já tenham sido todas preenchidas, ele poderá ser convocado em alguma outra localidade.

Para ilustrar melhor, veja este exemplo: Ana se inscreveu para realizar o certame na microrregião 54 de Minas Gerais na cidade de Poços de Caldas e foi aprovada.

Porém na hora da nomeação já não haviam mais vagas, ela poderá ser direcionada para outro município que faz parte da mesma microrregião 54.

Ou seja, ela será direcionada para alguma outra cidade da microrregião 54 de Minas Gerais que ainda tenha vagas disponíveis.

No entanto, pode ser que dentro de uma mesma microrregião todas as vagas sejam preenchidas e alguns candidatos fiquem na lista de espera.

Neste caso, eles poderão ser convocados para alguma outra microrregião que faça parte da mesma macrorregião em que se inscreveram.

Seguindo o exemplo já dado, a microrregião 54 de Minas faz parte da macrorregião 22, que engloba, também, a micro 53. Sendo assim, é possível que Ana, na falta de vagas na zona 54, seja convocada na zona 53.

Confira a divisão das vagas do concurso Banco do Brasil > aqui <

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital publicado! 6 mil vagas para Escriturário!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais