Banco do Brasil: Micro e Macrorregião, o que é? | Nova Concursos

Concurso Banco do Brasil: Micro ou Macrorregião, o que é?

icone calendario 05 jul 2021

O concurso do Banco do Brasil atual pretende contratar mais de 4 mil funcionários nos próximos anos. Os interessados nas vagas ofertadas, porém, apresentam uma dúvida sobre o certame: o que é Micro e Macrorregião?

Microrregião é uma divisão menor de uma região geográfica natural, que pode ser ou não um só município.

Os candidatos terão que escolher uma microrregião na hora da inscrição e será nessa localidade em que realizarão as avaliações. Para o provimento do cargo, esse candidato será chamado, preferencialmente, também para essa microrregião.

Já a macrorregião é uma região que abrange diversas microrregiões. Caso o candidato não seja convocado para a micro na qual realizou as provas, ele será direcionado para alguma outra zona dentro da macrorregião a qual pertence.

As macrorregiões, no entanto, não precisam ser, necessariamente, estados. Minas Gerais, por exemplo, tem 65 macrorregiões que englobam 171 microrregiões.

Confira agora como as micro e macrorregiões podem interferir no seu local de trabalho!

Como escolher uma microrregião para o Concurso Banco do Brasil?

Os candidatos aprovados no Banco do Brasil serão convocados preferencialmente para as microrregiões para as quais se inscreveram, mas isso não será uma regra.

Caso um candidato seja aprovado e as vagas direcionadas para o município ou microrregião dele já tenham sido todas preenchidas, ele poderá ser convocado em alguma outra localidade.

Para ilustrar melhor, se Ana se inscreveu para realizar o certame na microrregião 31 de Minas Gerais na cidade de Poços de Caldas e foi aprovada, mas na hora da nomeação já não haviam mais vagas, ela poderá ser direcionada para outro município que faz parte da mesma microrregião 31.

Ou seja, ela será direcionada para alguma outra cidade da microrregião 31 de Minas Gerais que ainda tenha vagas disponíveis.

No entanto, pode ser que dentro de uma mesma microrregião todas as vagas sejam preenchidas e alguns candidatos fiquem na lista de espera. Neste caso, eles poderão ser convocados para alguma outra microrregião que faça parte da mesma macrorregião em que se inscreveram.

Seguindo o exemplo já dado, a microrregião 31 de Minas faz parte da macrorregião 17, que engloba, também, a micro 30. Sendo assim, é possível que Ana, na falta de vagas na zona 31, seja convocada na zona 30.

Confira agora a divisão das vagas do concurso :

Concurso Banco do Brasil - divisão das vagas
Divisão das vagas do edital Banco do Brasil
Concurso Banco do Brasil - divisão das vagas
Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil 2021: Edital publicado com 4.480 vagas nível médio!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais