Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros PA: Novo edital terá alteração no requisito de escolaridade!

Iago Almeida

icone calendario 05 set 2023

Atenção, concurseiros! O edital do novo concurso Bombeiros PA  deve sair ainda em e vai ofertar mais de 1,8 mil vagas. O requisito para Oficial mudará; veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Bombeiros PA: qual será o novo requisito para Oficial?

Assim, os concurseiros ansiosos a publicação do novo concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará , devem se atentar a algumas mudanças.

Isso porque a seleção segue prevista para 2023, com oferta de vagas para Soldado e Oficial. Mas, há um novo requisito para a segunda carreira citada!

Na última segunda-feira, 4 de setembro, foi sancionada a Lei n.° 10.028, que cita que o requisito para o Curso de Formação de Oficiais passa do nível médio para o superior.

Assim, os interessados deverão possuir o diploma de graduação superior em qualquer curso. A remuneração inicial para a carreira é de R$9.401,07.

Lembrando que este é o requisito para Oficial. Para Soldado, o nível médio (além dos outros requisitos básicos descritos no edital) será nível médio!

Além disso, o edital ainda não tem data para acontecer. Mas, segundo adiantado pela Secretaria de Planejamento e Administração vão ser 1.943 vagas, sendo 1.823 para Soldado e 120 para Oficial.

Concurso Bombeiros PA: o que estudar?

Levando em consideração os últimos editais publicados pelo órgão, é possível que os inscritos sejam avaliados por meio de várias etapas; veja:

  • 1ª Etapa – Prova de Conhecimentos, mediante a aplicação de prova objetiva, classificatório e eliminatório;
  • 2ª Etapa – Exame de Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, compreendendo testes psicológicos (teste de personalidade, de inteligência e de habilidades específicas) e entrevista;
  • 3ª Etapa – Exame de Avaliação de Saúde, de caráter eliminatório;
  • 4ª Etapa – Teste de Avaliação Física, de caráter eliminatório;
  • 5ª Etapa – Investigação dos Antecedentes Pessoais, de caráter eliminatório.

Na prova objetiva passada, estiveram cobradas 90 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática, 10 de Raciocínio Lógico, 15 de Química, 15 de Física, 10 de Biologia e 15 de Legislação Específica. 

Mas, lembrando que um edital pode mudar em relação ao outro. Por isso, o que está citado acima é apenas para iniciar uma base de estudos. Tudo será confirmado no edital!

Bombeiros PA teve edital para temporários recentemente

Em resumo, um concurso para o Corpo de Bombeiros Militar do Pará   ofertou 405 oportunidades para o cargo de Praça, temporariamente. Veja a divisão:

  • Masculino – 364 vagas;
  • Feminino – 41 vagas.

Os salários foram de R$ 3.960,00 e a banca organizadora do certame, o Instituto AOCP.  Veja mais detalhes, clicando aqui !

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros PA: Edital publicado para Soldado. 1.823 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais