Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros PE: 400 vagas autorizadas para Soldado!

Iago Almeida

icone calendario 13 set 2022

Boa notícia, concurseiros! Um novo concurso Bombeiros PE  (Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco) está previsto para este segundo semestre de 2022. Foram autorizadas 600 vagas para Soldado.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Bombeiros PE: vagas autorizadas; e agora?

É o que os concurseiros querem saber! E o concurso do Corpo de Bombeiros do Pernambuco está avançando.

Vale destacar que o governador Paulo Câmara autorizou a seleção na última quinta-feira, 8 de setembro.

Assim, serão ofertadas 400 vagas para Soldado (Praças), que exige o nível médio e Carteira Nacional de Habilitação.

Sendo assim, a previsão é que o edital saia ainda neste primeiro semestre. Agora, os preparativos entram em fase final.

Uma banca organizadora será escolhida, primeiramente. Depois, o edital se tornará iminente e poderá sair a qualquer momento.

“(Com os novos servidores), teremos, em 2023, mais musculatura para aprofundar a redução dos índices de criminalidade e proporcionar mais tranquilidade e paz social para a população do Estado, do Litoral ao Sertão”, disse o governador Paulo Câmara.

Sancionado o projeto que aumenta a idade de ingresso

Foi recentemente sancionada a Lei Complementar 498/22, que aumenta a idade limite para ingresso tanto no Corpo de Bombeiros quanto na Polícia Militar do estado. Nesse sentido, o novo limite de idade passa a ser:

  • I – Idade máxima de 30 anos de idade completos na data de inscrição do concurso para ingresso na carreira de Militar do estado;
  • II – Idade máxima de 30 anos de idade completos na data de inscrição do concurso público para ingresso na carreira QOS (Quadro Oficiais Saúde);
  • III – Idade máxima de 35 anos de idade completos na data de inscrição do concurso público para ingresso na carreira QOM (Quadro Oficiais Médicos).

É igualmente importante destacar que as modificações podem ainda não estar presentes no próximo concurso público.

Último concurso Bombeiros PE

Sendo assim, enquanto mais informações do concurso não são divulgadas, é essencial que os concurseiros iniciem sua preparação com base em antigos editais.

Portanto, o último concurso do Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco foi realizado em 2017.

Assim, na época foram ofertadas 300 oportunidades para a carreira de Soldado, sob a organização da UPENET.

Além disso, os aprovados contaram com remunerações no valor de R$ 2.319,88, inicialmente.

Ademais, para concorrer foi necessário possuir o nível médio, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B e ter idade entre 18 e 28 anos no dia da inscrição.

É igualmente essencial frisar que, quanto a estatura, era preciso que os candidatos possuíssem altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens.

Requisitos básicos

Nesse sentido, é essencial frisar que para a investidura no cargo foi preciso que os candidatos cumprissem com os requisitos básicos abaixo:

  • Ter a nacionalidade brasileira, e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º do art. 12 da Constituição Federal;
  • Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Estar em gozo de seus direitos civis e políticos;
  • Ter conduta civil compatível com o cargo bombeiro militar, devidamente verificado em investigação social a cargo da Secretaria de Defesa Social;
  • Ter aptidão para a carreira militar do Estado, aferida através de exame de habilidades e conhecimentos, exames médicos, exame de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e o curso de formação profissional; e
  • Não acumular cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros PE: Saiu o edital. 660 vagas para Soldado e Oficial!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais