Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros PI: Edital até julho, informa corporação!

Iago Almeida

icone calendario 12 abr 2022

Atenção, concurseiros! O edital do novo concurso Bombeiros PI  (Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí) pode ser publicado em até três meses. Previsão é para 60 oportunidades para Soldado.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Bombeiros PI: edital em até três meses

Até julho! É o prazo para publicação do concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí .

Assim, a informação foi dada pelo relações públicas da corporação, tenente-coronel José Veloso, afirmando que o edital sai até julho.

Portanto, a fala surgiu em entrevista ao Notícia da Manhã, da TV Cidade Verde, nesta terça-feira (11).

Entretanto, vale destacar que tudo indica que o documento ainda saia nesse primeiro semestre, uma vez que os trâmites finais estão sendo finalizados.

Edital aguardado desde 2021

Antes de mais nada, é essencial recordar que o concurso Bombeiros PI é aguardado desde o ano passado.

Isso quando o coronel José Arimatéia Rêgo de Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros, anunciou que uma nova seleção seria realizada ainda em 2021. No entanto, isso não aconteceu.

“O nosso concurso foi autorizado pelo governador na semana passada. Serão 60 vagas para o concurso do Corpo de Bombeiros. Esse nosso processo ainda está na Secretaria de Administração, mas já está autorizado. Depois disso, nós vamos iniciar a questão do edital e dar prosseguimento e andamento ao concurso”, disse o comandante no ano passado.

Banca escolhida

Além disso, a banca organizadora foi recentemente definida e será o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos.

Assim, vale destacar que o contrato com a banca Nucepe foi encaminhado para assinatura do reitor da Fundação Universidade Estadual do Piauí (Fuespi).

Cargos vagos aumentando

O novo concurso, entretanto, não vai suprir o déficit que existe atualmente no Corpo de Bombeiros do Piauí. Mas, irá ajudar a estruturar as novas unidades no interior. 

“No momento, estamos com uma defasagem grande. Esse concurso vai suprir um pouco dessa defasagem. Também não temos condições de atender toda a necessidade imediata. Temos uma previsão de 1.400 homens, em lei, e um efetivo de 300. Essa diferença não dá pra ser atendida de imediato. Então, a política do comando é fazer concursos para atingir essa meta”, explicou o tenente-coronel José Veloso. 

Por lei, a corporação deve contar com 1.442 Bombeiros Militares, mas, atualmente, somente 344 estão na ativa, ou seja, um déficit de 1.098 cargos na corporação.

Concurso Bombeiros PI: o que confirmou o projeto básico?

Já foi publicado o projeto básico do próximo concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí , que confirmou o número de vagas e as etapas da seleção.

O concurso tem previsão de ofertar um total de 60 vagas para Soldado, com exigência de nível médio.

idade mínima, de 18 anos, e máxima, de 30 anos, também deve ser cobrada, além da carteira de habilitação a partir da categoria “B” e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres). 

Vale destacar, entretanto, que os vencimentos básicos ainda não foram revelados pela corporação.

Etapas de avaliação

Os candidatos serão avaliados em até cinco etapas, sendo elas: exames de conhecimentos (provas escritas); psicológico; de saúde; de aptidão física; e a investigação social.

Veloso chegou a afirmar ainda que o concurso não será regionalizado, mas haverá vagas na capital e no interior.

“Particularmente nessas cidades que estão em implantação de unidades, como Oeiras e Esperantina”, disse ele.

Previsão de inscrições

Assim que as inscrições forem abertas, o concurso Bombeiros PI estará valendo. A expectativa é que sejam recebidas mais de 05 mil inscrições.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros PI: Edital publicado. 400 vagas e R$ 3,8 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais