Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros PI: Vagas e etapas confirmadas pelo projeto básico!

Iago Almeida

icone calendario 03 nov 2021

Boa notícia concurseiros! Com a banca quase fechada, o projeto básico foi publicado e confirmou vagas e etapas do concurso Bombeiros PI . Serão 60 oportunidades para Soldado com edital ainda em 2021.

Concurso Bombeiros PI: o que confirmou o projeto básico?

Foi publicado o projeto básico do próximo concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí , que confirmou o número de vagas e as etapas da seleção.

O concurso tem previsão de ser publicado ainda em 2021 e ofertará 60 vagas para Soldado, com exigência de nível médio.

A idade mínima, de 18 anos, e máxima, de 30 anos, também deve ser cobrada, além da carteira de habilitação a partir da categoria “B” e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres). 

Vale destacar, entretanto, que os vencimentos básicos ainda não foram revelados pela corporação.

Etapas de avaliação

Outra informação confirmada pelo projeto básico é de que a seleção poderá ser regionalizada.

Os candidatos serão avaliados em até cinco etapas, sendo elas: exames de conhecimentos (provas escritas); psicológico; de saúde; de aptidão física; e a investigação social.

Previsão de inscrições

Assim que as inscrições forem abertas, o concurso Bombeiros PI estará valendo. A expectativa é que sejam recebidas mais de 05 mil inscrições.

Vacâncias

As vacâncias na corporação também foram apresentadas pelo projeto básico, o que pode permitir que mais aprovados, além das vagas imediatas, sejam convocados no decorrer do tempo.

Por lei, a corporação deve contar com 1.442 Bombeiros Militares, mas, atualmente, somente 344 estão na ativa, ou seja, um déficit de 1.098 cargos na corporação.

Concurso Bombeiros PI: banca organizadora quase escolhida

O edital do concurso do Corpo de Bombeiros do Piauí estava previsto para outubro, agora novembro. Isso porque houve atraso no processo de escolha da banca organizadora.

E, tudo indica que será o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe). Isso porque a corporação solicitou o orçamento para Fundação Universidade Estadual do Piauí (Uespi), responsável pela banca.

Vale destacar que a proposta já foi aceita, no último dia 27 de outubro, e depois seguiu para os órgãos de controle.

O próximo passo é a assinatura do extrato de contrato entre a banca e a corporação, para que só depois o edital seja lançado.

O Governo do estado chegou a dar previsão para que isso ocorra até dezembro, mas o cronograma pode ser alterado.

“Estamos anunciando a autorização de concurso para 60 vagas para, em 2022, já termos as condições do treinamento. O objetivo é a descentralização. Criamos um programa integrado com a rede de educação para formação, que garante o preparo estratégico para situações como essa que vivemos agora, de colaboração de brigadistas que já foram treinados para conter incêndios”, disse o governo.

Concurso Bombeiros PI: comandante cobra efetivos

O concurso vem sendo muito aguardado e cobrado no estado. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo, ressaltou a necessidade da contratação de efetivos em nova seleção.

“Temos um efetivo reduzido, mas de bravos guerreiros e o concurso é importante para essa complementação. Vamos trabalhar agora no edital […] e faremos o possível para que aconteça ainda este ano”, disse ele.

Ainda em junho, o ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Ronaldo Macedo, também falou sobre o assunto. Ele deixou o cargo em agosto, pouco depois de assumir.

“Precisamos de concurso, de efetivo. Hoje talvez sejamos o menor Corpo de Bombeiros do Brasil. Temos 224 municípios e estamos presentes apenas em Parnaíba, Floriano, Picos e Teresina. Chegamos recentemente em Piripiri”, disse o coronel.

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros PI: Edital publicado. 400 vagas e R$ 3,8 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais