Pesquisar no blog

Concurso Bombeiros RJ: Novo edital sai nas próximas semanas!

icone calendario 26 maio 2021

Um concurso Bombeiros RJ para servidores temporários foi confirmado pelo comandante do CBMERJ, o coronel Leandro Monteiro.

Segundo o coronel Monteiro, a seleção deverá ofertar 3.000 vagas temporárias e a seleção pode acontecer nas próximas semanas. Em uma entrevista, o comandante afirmou:

Nas próximas semanas, estaremos realizando o concurso para o quadro temporários.”

Vale reforçar que, mesmo dentro do Regime de Recuperação Fiscal, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro poderá realizar este concurso, já que sofre com a falta de funcionários há algum tempo.

No início deste ano, o Coronel Monteiro disse que:

Começamos o ano com um deficit de 50% de militares. Nos últimos cinco meses, já se aposentaram 900 militares e a previsão é de que mais 1.700 se aposentem até dezembro.”

De acordo com um levantamento de dados, o Corpo de Bombeiros do Rio deveria contar com 22 mil funcionários, enquanto no início do ano de 2021, contava com, aproximadamente 11 mil servidores.

Esses números são alarmantes e tornam o concurso urgente.

Outro concurso que ofertará 300 vagas imediatas pode sair em breve também, já que a pretensão é preencher as vacâncias ainda no segundo semestre de 2021.

Entretanto, um novo concurso pode gerar algumas complicações jurídicas para o CBMERJ, porque alguns candidatos aprovados do concurso passado ainda poderiam ser nomeados, tendo em vista que o certame ainda está em validade.

Concurso Bombeiros RJ: vagas

O edital que oferecerá 3.000 vagas aguardo o aval da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro .

Caso seja aprovado, a FunRio (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência), iniciará os trâmites para a publicação do edital.

As oportunidades serão oferecidas nas vagas de:

  • Soldado, para os cargos: motorista, guarda-vidas e técnicos de enfermagem e socorrista;
  • Oficial, para os cargos: médico (diversas especialidades), enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

As vagas de Soldado terão exigência do Ensino Médio completo e, para o cargo de Técnico de Enfermagem e Socorrista, também será necessário ter curso técnico nessa área.

Para as vagas de Oficial, o Ensino Superior será necessário. No caso dos Médicos, é preciso ter especialidade nas áreas específicas que forem pedidas no edital.

A remuneração dos Oficiais e dos Soldados será equivalente ao salário de um Bombeiro a partir do segundo ano.

Um ponto importante para o candidato se atentar é à idade máxima para adentrar na corporação.

Os Oficiais não poderão ter mais de 35 anos, enquanto os servidores que ocuparão o posto de praça não poderão ter mais de 25 anos.

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros RJ: Edital publicado. 800 vagas para Soldado e Sargento!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais