O concurso Brigada Militar RS tem edital suspenso, para o cargo de Oficiais de Saúde, determinado pela Justiça! A suspensão ocorreu nesta quarta-feira, dia 21 de maio de 2025!
O comunicado de suspensão foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul! Vale lembrar que, no início de de maio, a Justiça do Rio Grande do Sul já tinha determinado também a suspensão do concurso para Oficiais da Brigada Militar!
Ficou interessado? Continue comigo e confira mais detalhes sobre a suspensão do edital do concurso Brigada Militar RS para Oficiais de Saúde!
Índice
Motivo que levou à supensão do edital para Oficiais de Saúde do concurso Brigada Militar RS
De acordo com a promotora de Justiça Roberta Brenner de Moraes, o concurso público em questão apresentou uma irregularidade no provimento de cargos. Segundo a promotora, foram admitidos candidatos diretamente no posto de Capitão, o que fere a legislação federal vigente.
A legislação estabelece que, para alcançar o cargo de Capitão, o policial deve obrigatoriamente iniciar sua trajetória como Cadete e, a partir daí, progredir na carreira militar. O ingresso direto nessa patente, portanto, contraria a regra legal de ascensão funcional.
Além disso, o Ministério Público destacou outra inconsistência: o salário previsto no edital para o posto de Capitão era incompatível com a remuneração correta de um cadete, o que levanta dúvidas sobre a legalidade e a transparência do certame.
Confira, abaixo, a publicação realizada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul!

Próximas etapas da suspensão do edital
Caso o concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul para o cargo de Oficiais de Saúde se adeque à legislação que foi anteriormente violada, existe a possibilidade de o edital ser retomado!
No entanto, é importante ressaltar que essa adequação implicaria em alterações significativas em todo o cronograma previsto, exigindo uma reestruturação das etapas e prazos originalmente estabelecidos.
Vale destacar que esse não é o primeiro edital do concurso da Brigada Militar RS a ser suspendido! O edital para o cargo de Oficiais da Brigada Militar também foi suspenso no dia 12 de maio de 2025 por irregularidades no edital!
Resumo do concurso Brigada Militar RS para Oficiais de Saúde suspenso!
As incrições para o concurso Brigada Militar RS para o cargo de Oficial de Saúde aconteceram nos dias 3 de abril a 8 de maio de 2025!
O edital do concurso Brigada Militar RS Saúde ofertava 30 vagas distribuídas da seguinte maneira:
- 23 vagas para ampla concorrência
- 5 vagas para pessoas negras
- 1 vaga para pessoas trans
- 1 vaga para integrantes dos povos indígenas
As especialidades contempladas eram: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cardiologia, Traumatologia, Psiquiatria, Neurocirurgia, Oftalmologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Ginecologia, Pneumonologia, Endocrinologia, Pediatria, Cirurgia Vascular, Médico Veterinário e Cirurgião Dentista.
Os aprovados ingressarão na graduação de praça especial, como aluno-oficial do Curso Básico de Oficiais de Saúde (CBOS), com duração de 60 dias na Academia de Polícia Militar. Após a conclusão, serão nomeados no primeiro posto do Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde, com salário de R$ 21.513,44.
Concurso Brigada Militar RS para o cargo de Soldado 2025
As inscrições para o concurso Brigada Militar RS para o cargo de Soldado aconteceram entre os dias 21 de março e 22 de abril de 2025!
O concurso Brigada Militar RS oferece 1.200 vagas para o cargo de Soldado. As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:
- 984 para ampla concorrência;
- 192 para pessoas negras;
- 12 para pessoas trans;
- 12 para pessoas integrantes dos povos indígenas.
Durante a graduação como Soldado da Brigada Militar RS, o salário inicial é de R$ 5.944,85, além de benefícios, que não foram especificados no edital até o momento.