Pesquisar no blog

Concurso Brigada Militar RS: Primeira retificação é divulgada!

icone calendario 08 dez 2021

Atualizações sobre o concurso Brigada Militar RS ! O edital passou por sua primeira retificação, que alterou alguns detalhes do documento. Ademais, as inscrições seguem abertas até o fim do mês.

Na última terça-feira, 7 de dezembro, foi divulgada por meio do Diário Oficial do Estado a primeira retificação realizada no edital do concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Ademais, as modificações vão desde o limite de idade até as referências dos conteúdos programáticos.

Além disso, vale lembrar que as inscrições para a seleção já estão abertas e poderão ser realizadas até o fim deste mês, com provas sendo aplicadas no fim do mês de janeiro. Portanto, conheça todos os detalhes!

Concurso Brigada Militar RS: retificação

Sendo assim, o edital do concurso Brigada Militar RS passou por sua primeira retificação, de forma que foram alterados alguns detalhes do documento oficial.

Ademais, as modificações são sobre o limite de idade dos inscritos, sobre a participação destes como jurados e sobre as referências bibliográficas dos conteúdos programáticos. Portanto, confira:

Limite de idade

Nesse sentido, a primeira modificação trazida pela retificação diz respeito à idade limite dos candidatos. Confira:

Onde lê-se:

Ter idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos até o último dia das inscrições do Concurso;

Leia-se:

Ter idade máxima de 25 anos no período das inscrições do Concurso;

Candidatos que já participaram como jurados

Além disso, a retificação também mostra que a participação do candidato como jurado em Tribunal do Júri será a última questão observada em caso de empate entre dois ou mais inscritos. Sendo assim, confira o que o documento traz sobre isso:

  • Para fins de comprovação como jurado em Tribunal do Júri, serão aceitas certidões, declarações e atestados emitidos pelos tribunais de justiça estaduais e regionais federais do país
  • Considerar-se-á jurado aquele que tenha sido sorteado para compor o Conselho de Sentença, no período compreendido entre a publicação da Lei Federal nº 11.689/2008 e a data de término das inscrições do presente Concurso Público.
  • Para a entrega dos documentos comprobatórios de participação efetiva como jurado em Tribunal do Júri, os candidatos deverão realizar as etapas descritas abaixo:
    • Acessar o site da FUNDATEC, onde estará disponível o link Formulário Online “Entrega de documentos comprobatórios de participação efetiva como jurado em Tribunal do Júri”, para upload dos documentos digitalizados para avaliação;
    • Encaminhar documentos com tamanho máximo de 5 Megabytes e com as seguintes extensões: JPG, JPEG, BMP, PDF, TNG ou TIFF;
    • Após o preenchimento do Formulário Online, o candidato visualizará seu protocolo de envio dos documentos.
  • Os documentos deverão ser enviados através do site até às 17 horas do último dia de pagamento das inscrições, conforme previsto no Cronograma de Execução.

Referências bibliográficas

Por fim, a última alteração acontece nas referências bibliográficas dos conteúdos programáticos das disciplinas de Direitos Humanos e Cidadania e Legislação Específica. Sendo assim, tais referências foram atualizadas.

Inscrições vão até 30 de dezembro

É igualmente importante que os concurseiro saibam que as inscrições para o concurso Brigada Militar RS seguem abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de dezembro por meio do site da Fundatec .

Além disso, até o dia 3 de janeiro os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que possui o valor de R$92,64.

Concurso Brigada Militar RS: vagas, cargos e salários

Em resumo, o concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul oferta 4 mil oportunidades de nível médio para a carreira de Soldado.

Ademais, os aprovados no concurso público contarão com um salário no valor de R$4.689,23 para as jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Além disso, vale destacar que durante o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), a carga horária dos alunos acontecerá conforme o currículo de ensino.

Como serão as provas do concurso?

Por fim, os candidatos do concurso Brigada Militar RS serão avaliados por meio de 4 etapas avaliativas, sendo elas de Exame Intelectual, Exame de Saúde, Exame de Capacitação Física e Exame Psicológico.

Além disso, a primeira etapa já está prevista para ser aplicada no dia 30 de janeiro em Porto Alegre/RS, no turno da manhã. Ademais, nesse dia os candidatos deverão responder a 50 questões sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • Legislação Específica – 10;
  • Conhecimentos Gerais – 10;
  • Matemática – 10;
  • Direitos Humanos e Cidadania – 5; e
  • Informática – 5.
Saiba mais sobre o Concurso Brigada Militar RS: Edital publicado com 4 mil vagas!
Acompanhe nossas

redes sociais