Pesquisar no blog

Concurso Caixa: Contratações estão mantidas após julgamento!

Iago Almeida

icone calendario 09 abr 2021

Boa notícia! A Justiça decidiu manter as contratações dos aprovados no concurso Caixa 2014 , após avaliar a Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Trabalho, que visa à convocação desses candidatos.

A decisão foi tomada após julgamento no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO), que aconteceu nesta quarta-feira (07).

Concurso Caixa: prazo prorrogado

A representante eleita dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, afirmou que o desembargador presidente da turma convalidou expressamente as contratações efetuadas com base na liminar de prorrogação de validade do concurso .

“A decisão foi favorável às contratações. Vitória importante para os empregados, para as entidades e para a população, que precisa ser bem atendida”, explicou Rita Serrano.

Já a presidente da comissão dos aprovados no concurso Caixa 2014, Natalia Dias de Oliveira, comunicou que a decisão do TRT favorece as contratações feitas até o exato momento, entretanto, não traz nenhuma informação sobre novas chamadas.

“A Caixa vai ter que manter o pessoal que foi contratado de 2016 para cá”, disse a presidente.

A expectativa ao julgamento aumentou nos últimos dias, devido às recentes decisões do Tribunal de Contas da União. O TCU considerou legais as admissões ocorridas por meio das ações judiciais trabalhistas.

Antes do julgamento nesta quarta-feira (07), porém, a secretária da Cultura da Contraf-CUT e coordenadora da CEE/ Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt, explicou que a assessoria jurídica está acompanhando o caso.

“Sabemos que os colegas estão recebendo notificações do TCU e isso tem gerado pânico e sofrimento pelo receio de serem desligados a qualquer momento. Nossa assessoria jurídica está fazendo o acompanhamento e, a priori, se a justiça não reverter o que decidiu até o momento, não teremos outros impactos. Estamos cobrando a posição da Caixa”, disse.

Ainda, a Caixa também explicou que as convocações dos aprovados podem acontecer, pois há uma determinação que prorroga o prazo de validade do concurso de 2014. Lembrando que o Tribunal também prorrogou a validade do concurso de 2014 até o trânsito em julgado da ação.

“A convocação dos candidatos do cadastro reserva ocorre em decorrência da prorrogação da validade do concurso público de 2014, por prazo indeterminado, proferida em sentença na Ação Civil Pública nº 00059-10-2016-5-10-0006”, disse a Caixa.

Concurso Caixa 2014: convocações anunciadas

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou em 7 de março, que a estatal realizaria 7.704 convocações ao longo de 2021, sendo 2.766 somente com empregados aprovados no concurso Caixa 2014.

Antes, porém, em fevereiro, a Caixa havia anunciado que realizaria 1.566 contratações. Mas a empresa anunciou que este número já consta nos 7.704 anunciados esse mês.

Agora, porém, está em curso o chamamento de 566 aprovados no certame de 2014. Assim, após aval da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para a convocação de mais 1.200 aprovados, serão ao todo 2.766 convocados neste ano.

Os candidatos aprovados receberam a convocação através de e-mail ou telegrama, além de ter publicação confirmada no site da estatal.

Expansão da Caixa

Anunciado em janeiro deste ano, a Caixa apresentou um plano de expansão, com a criação de 75 unidades em todo país. Destas, 20 serão especializadas no Agronegócio.

As convocações, com isso, visam aumentar a capilaridade do banco, que terá foco nas regiões Norte e Nordeste. A estatal afirmou ainda que o banco também ampliará a quantidade de agências-caminhão de oito para 12 unidades. 

Além das vagas anunciadas, as outras serão preenchidas por Estagiários (1.162), Vigilantes (2.320) e Recepcionistas (1.456), terceirizados.

Concurso Caixa 2014: aprovados

Publicado em 2014, o último concurso da Caixa Econômica Federal ofereceu vagas para Técnico Bancário (nível médio), Médico do Trabalho (superior) e Engenheiro (superior); ambas vagas para formação de cadastro reserva.

O concurso teve, ao todo, mais de 30 mil candidatos aprovados, entre os mais de 1 milhão de inscritos. A banca organizadora foi o Cebraspe.

O concurso teve validade de um ano, podendo ser prorrogada por mais um ano. O prazo terminaria em 16 de junho para Técnicos e 26 de junho para Médicos e Engenheiros.

Saiba mais sobre o Concurso Caixa: edital publicado com 4.050 vagas salário até R$ 14,9 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais