Concurso CAIXA: Com novo PDV, candidatos aprovados cobram convocações!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 12 nov 2020

Mediante a grande demanda durante a pandemia e um novo PDV aberto, candidatos aprovados no concurso CAIXA (Caixa Econômica Federal) aguardam por novas convocações.

O último concurso CAIXA foi realizado no ano de 2014. ⇒ Confira ⇐

Convocação de aprovados no concurso CAIXA

Seis anos após a realização do último concurso CAIXA, candidatos aprovados ainda cobras suas convocações. No dia 09 de novembro, uma nova oportunidade foi aberta, com a realização do PDV (Programa de Desligamento Voluntário) da estatal.

A Caixa Econômica Federal iniciou o seu novo PDV, que tem como meta desligar 7.294 funcionários do quadro de servidores.

Mediante o incentivo, é prometido pela estatal pagar 9,5 salários-base, no limite de R$ 470.000, tendo como base o salário do mês de setembro.

As adesões estarão abertas nos períodos de 09 a 20 de novembro de 2020, e os desligamentos irão acontecer entre 23 de novembro e 31 de dezembro de 2020.

Divulgado internamente no dia 06 de novembro, pela estatal, o Programa de Desligamento Voluntário está aberto a:

  • Trabalhadores com 15 anos ou mais de serviço no banco;
  • Funcionários aposentados pelo INSS, com data anterior a 13 de novembro de 2019;
  • Que venham a adquirir as condições para aposentadoria até 31 de dezembro, desde que não tenha requerido o benefício ao INSS.

Além disso, funcionários que recebem adicional de incorporação de função de confiança, cargo em comissão e função gratificada também podem aderir ao PDV. Nesta situação, não existe exigência de tempo mínimo de serviço.

No ano de 2014, a CAIXA chegou a ter 101.000 trabalhadores. Atualmente, conta com cerca de 84.000 funcionários. Entretanto, milhares de candidatos aprovados no último certame ainda aguardam por suas convocações.

Quer Receber Todas Movimentações de Concursos Federais?

Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos Federais

Para o presidente da FENAE (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal), Sergio Takemoto, a estatal segue retirando empregados da empresa sem repor, chegando, segundo ele, a um deficit de 17.000 empregados.

“Nessa pandemia vimos a importância da Caixa. Os empregados fizeram um grande trabalho e mostraram que a Caixa é imprescindível.  Mas os trabalhadores estão cansados, a jornada está exaustiva e a falta de trabalhadores também agrava a situação”, salientou Takemoto.

Nova-CAIXA

Concurso CAIXA tem mais de 30 mil aprovados

O concurso CAIXA realizado em 2014, vem se arrastando ao longo dos anos. A última seleção da estatal foi realizada há seis anos. Na ocasião, foram ofertadas vagas para os seguintes cargos:

  • Técnico Bancário (nível médio);
  • Médico do Trabalho (nível superior);
  • Engenheiro (nível superior).

Todas as oportunidades foram para formação de cadastro reserva. A seleção foi uma das maiores do país, tendo mais de 30.000 candidatos aprovados no cadastro reserva.

Ao todo, o certame teve mais de 1 milhão de inscritos e foi organizada pelo Cebraspe. A validade inicial do concurso era de um ano, podendo ser prorrogada por mais um.

Já contando com a prorrogação, o prazo terminaria no dia 16 de junho de 2016 para os Técnicos e 26 de junho de 2016 para os Médicos e Engenheiros.

Na época, o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (MPT DF/TO) ajuizou uma ação para que o banco prorrogasse por tempo indeterminado a validade do concurso CAIXA, para ter mais tempo para convocar os candidatos aprovados. Enquanto o processo não é finalizado, o certame segue vigente.

Saiba mais sobre o Concurso Caixa Econômica: CONTRATAÇÕES dos candidatos a partir de junho!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais