Pesquisar no blog

Concurso Caixa: Greve de funcionários é motivada por mais contratações!

Iago Almeida

icone calendario 28 abr 2021

Funcionários da Caixa Econômica Federal estão realizando uma paralisação no país contra a venda de ativos do banco e pedindo pela contratação dos aprovados no último concurso Caixa , que foi realizado em 2014. A ação teve início nesta terça-feira (27).

Paralisação por 24 horas na Caixa Econômica

Segundo os funcionários da Caixa Econômica Federal, a paralisação aconteceria por 24 horas a partir desta terça-feira (27) e abrange toda a operação das agências, incluindo os funcionários em home office.

“No país inteiro, mais de 120 milhões de pessoas utilizaram a Caixa durante a pandemia para acessar o FGTS, o Bolsa Família e o auxílio emergencial. Falta empregados e o banco está recorrendo à Justiça para não contratar mais”, afirmou Dionísio Reis, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e funcionário da Caixa.

O sindicato chegou a afirmar que somente nos primeiros dois meses desde ano, entre janeiro e fevereiro, 20 funcionários da Caixa morreram em decorrência da Covid-19. Em 2020 inteiro, foram 18 óbitos.

Com a ação de protesto, o sindicato pede que os funcionários sejam incluídos entre os grupos prioritários no Plano Nacional de Imunização.

E a razão para o pedido, segundo o sindicato, seria justamente a exposição devido ao aumento de fluxo de clientes nas agências, por conta do resgate do auxílio emergencial.

Concurso Caixa: contratações anunciadas

Boa notícia! A Justiça decidiu manter as contratações dos aprovados no concurso Caixa 2014, após avaliar a Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Trabalho, que visa à convocação desses candidatos.

A decisão foi tomada após julgamento no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO), que aconteceu no último dia 07 de abril de 2021.

Com isso, alguns dos aprovados no último concurso já começaram a receber o e-mail de convocação para comprovação dos requisitos. Entretanto, há ressalvas a respeito da contratação.

O banco afirmou que mesmo que estejam sendo convocados, a contratação definitiva dos candidatos não é garantida. A instituição ainda explica que os candidatos não devem pedir o desligamento dos empregos atuais.

A mensagem diz que a convocação segue medida judicial amparada pela Ação Civil Pública n. 0000059-10.201.5.10.0006, a qual prorrogou a validade do concurso público realizado em 2014.

“A convocação dos candidatos do cadastro reserva ocorre em decorrência da prorrogação da validade do concurso público de 2014, por prazo indeterminado, proferida em sentença na Ação Civil Pública nº 00059-10-2016-5-10-0006”, disse a Caixa.

Além disso, a Caixa afirmou que “por se tratar de decisão judicial ainda passível de reversão” e que a contratação só será definitiva após comprovação do período de três meses de experiência e quando “ocorrer o trânsito em julgado da referida Ação Civil Pública no sentido de manter a decisão liminar”, afirmou.

Em 7 de março, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que a estatal realizaria 7.704 convocações ao longo de 2021, sendo 2.766 somente com empregados aprovados no concurso Caixa 2014.

Concurso Caixa 2014

Publicado em 2014, o último concurso  da Caixa Econômica ofertou vagas para Técnico Bancário (nível médio), Médico do Trabalho (superior) e Engenheiro (superior), todas para formação de cadastro reserva.

Ao todo, mais de 30 mil candidatos foram aprovados, entre os mais de 1 milhão de inscritos no concurso, que teve a organização do Cebraspe.

Saiba mais sobre o Concurso Caixa: edital publicado com 4.050 vagas salário até R$ 14,9 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais