Concurso Censipam: Delegada competência ao diretor-geral para publicar edital!

icone calendario 21 jul 2023

O concurso Censipam deve ser realizado muito em breve! Acontece que o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, delegou as competências necessárias para o diretor-geral do órgão realizar a publicação do edital. Entenda!

Conforme consta no documento, o diretor-geral deverá editar normas, publicar editais e demais atos administrativos e praticar atos de provimento e vacância de cargos efetivos em seu âmbito de competência.

A portaria foi assinada pelo chefe da pasta e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 20 de julho.

Com isso, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia passa a ter autonomia nas decisões do concurso e deixa de precisar da aprovação do Ministério da Defesa para avançar com os tramites.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Confira a portaria do Ministério de Defesa!

GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA GM-MD No 3.742, DE 18 DE JULHO DE 2023

Delega competência ao Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM para adotar providências para a realização do concurso público para o provimento de cinquenta cargos de Analista em Ciência e Tecnologia do quadro de pessoal do referido órgão, conforme estabelecido na Portaria/MGI no 2.836, de 16 de junho de 2023.

O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso da atribuição que lhe conferem o art. 87, parágrafo único, incisos I e IV, da Constituição, tendo em vista o disposto nos arts. 11 e 12 do Decreto-Lei no 200, de 25 de fevereiro de 1967, nos arts. 11, 12 e 13 da Lei no 9.784, de 29 de janeiro de 1999, no Decreto no 9.739, de 28 de março de 2019, no art. 1o, inciso XXVI, do Anexo I do Decreto no 11.337, de 1o de janeiro de 2023, e na Portaria/MGI no 2.836, de 16 de junho de 2023, e de acordo com o que consta do Processo Administrativo no 60090.000526/2023-54, resolve:

Art. 1o Delegar competência ao Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM para adotar providências para a realização do concurso público para o provimento de cinquenta cargos de Analista em Ciência e Tecnologia do quadro de pessoal do referido órgão, conforme estabelecido na Portaria/MGI no 2.836, de 16 de junho de 2023.

Parágrafo único. Para efeito do concurso público de que trata o caput, caberá ao Diretor-Geral do CENSIPAM:

I – editar normas, publicar editais e demais atos administrativos; e

II – praticar atos de provimento e vacância de cargos efetivos em seu âmbito de competência.

Art. 2o Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. JOSÉ MUCIO MONTEIRO FILHO

Concurso Censipam foi autorizado com 50 vagas!

Em junho, a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, autorizou um pacote com 4.436 vagas em concursos federais para diversos órgãos e ministérios.

O Censipam foi incluído nesse pacote e contemplado com 50 vagas de Analista em Ciência e Tecnologia. A carreira exige o nível superior e oferece salários iniciais que variam entre R$ 6.662,68 e R$ 10.823,89, dependendo da titulação.

O edital ainda não tem uma data prevista, no entanto deverá ser publicado até o mês de dezembro de 2023. Isso porque a legislação vigente prevê o prazo máximo de 180 dias entre a autorização do certame e a abertura da seleção. Já as provas devem ser realizadas dois meses após a publicação do edital.

Uma vez autorizada a seleção, uma comissão é formada para escolha da banca organizadora que dará seguimento aos tramites para que o edital possa ser publicado.

Vagas e áreas de atuação previstas!

De acordo com o órgão, as oportunidades de Analista em Ciência e Tecnologia, serão distribuídas entre diversas áreas de atuação, são elas:

  • Analista em Ciência e Tecnologia – Telemática – Desenvolvimento e Banco de Dados
    • Requisito: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação, ou Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Telecomunicações, ou Engenharia de Sistemas, ou Tecnologia da Informação, ou Processamento de Dados.

  • Analista em Ciência e Tecnologia – Redes, Serviços de Redes e Suporte
    • Requisito: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação, ou Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Telecomunicações, ou Engenharia de Sistemas, ou Tecnologia da Informação, ou Processamento de Dados.

  • Analista em Ciência e Tecnologia – Telecomunicações
    • Requisito: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Eletrônica ou Telecomunicações.

  • Analista em Ciência e Tecnologia – Meteorologia
    • Requisito: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Meteorologia.

  • Analista em Ciência e Tecnologia – Sensoriamento Remoto
    • Requisito: diploma de conclusão curso superior completo.

Como foi o último concurso Censipam?

O último concurso foi realizado em 2012, ou seja, há mais de 10 anos. Foram ofertadas 40 vagas para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia Pleno 1-I, nas áreas Operacional e Telemática.

Os aprovados foram lotados nas cidades de Belém (PA), Brasília (DF), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

Na ocasião, a banca organizadora foi a FUNIVERSA, que avaliou os candidatos por meio de provas objetiva e discursiva.

A prova objetiva consistiu em 60 questões de múltipla escolha, sendo 30 questões de conhecimentos gerais e 30 questões de conhecimentos específicos.

Confira o edital completo de 2012, clicando aqui!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais