Pesquisar no blog

Concurso CGU: Pedido de edital e convocação de excedentes. Confira!

Iago Almeida

icone calendario 27 abr 2023

Atenção, concurseiros! A Controladoria-Geral da União informa que pretende enviar, ainda em 2023, um pedido de autorização ao governo para realizar um novo concurso CGU ; veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Concurso CGU: quando terá novo edital?

Ao que tudo indica, um novo concurso para a Controladoria-Geral da União pode ser publicado em 2023; mas, nada certo ainda!

Entretanto, a CGU ainda não definiu quantas vagas e quais cargos serão solicitados. Tudo será fechado no prazo de um mês.

Lembrando que os órgãos federais têm até o dia 31 de maio para protocolarem seus pedidos oficialmente ao Governo.

Posteriormente, o novo pedido elaborado vai ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, responsável pelas autorizações no governo Lula.

Atualmente, a responsável pela pasta é a ministra Esther Dweck, que já confirmou vários pacotes de concursos para este ano de 2023.

Controladoria pede ainda aval para chamar excedentes

Além de solicitar um novo concurso, então, a Controladoria-Geral da União busca também a oportunidade de chamar candidatos excedentes do último concurso.

Recentemente, foi publicada a portaria que autoriza a convocação de 375 aprovados no último concurso; foram justamente 375 vagas imediatas ofertadas em cargos de nível médio e superior.

Ao todo, 65.578 candidatos inscritos foram registrados no último concurso, em 2022, mas que segue em andamento, ainda em prazo de validade.

Sendo assim, poderão ser convocados ainda os aprovados que não foram chamados na lista de vagas imediatas e que estão aptos à convocação.

O pedido da Controladoria é para chamar 93 excedentes, sendo 75 Auditores Federais de Finanças e Controle; e 18 Técnicos Federais de Finanças e Controle.

De acordo com o órgão, para solicitação, foram linkados alguns fatores centrais, como:

  • a situação atual da força de trabalho da CGU;
  • as medidas adotadas para otimizar a utilização da força de trabalho;
  • o retorno financeiro e social gerado pela CGU; e
  • a adequação à nova Estrutura Organizacional.

“Esther já havia informado que, antes de cogitar a abertura de novos concursos, a prioridade seria pelo aproveitamento dos certames em aberto, como é o caso da CGU e da Abin, com o chamamento de 25% dessas carreiras”, disse José Celso Cardoso Júnior, assessor especial da ministra Esther Dweck.

Vagas e cargos do concurso de 2022

O concurso da Controladoria-Geral da União de 2022 estava ofertando um total de 375 vagas em diversas áreas de atuação.

Assim, foram 300 oportunidades para o cargo de Auditor (nível superior) e 75 para Técnicos (nível médio).

Requisitos

É igualmente importante que os concurseiros se atentem aos requisitos básicos que são cobrados para a seleção. Assim, eles são:

  • Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC)
    • Diploma ou certificado, devidamente registrado, de curso de ensino superior em qualquer área de formação, inclusive licenciatura plena, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC)
    • Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio ou de curso técnico equivalente, expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

E os salários?

Já em relação aos salários iniciais, para Técnico são no valor de R$ 7.283,31, sendo uma carga de trabalho de 40 horas semanais.

Por outro lado, para a carreira de Auditor as remunerações iniciais são de R$ 19.655,06, para 40 horas trabalhadas por semana.

Saiba mais sobre o Concurso CGU: Edital é publicado com 375 vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais