Pesquisar no blog

Concurso CPTM SP: Processo de escolha da banca em janeiro!

icone calendario 15 dez 2021

Atenção, concurseiros! Um novo concurso CPTM SP teve os trâmites iniciados e, de acordo com informações, a escolha da banca será feita já em janeiro. Saiba mais!

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, em São Paulo, o processo de licitação para contratar uma banca organizadora para o concurso CPTM será iniciado no dia 20 de janeiro. As instituições que estiverem interessada já podem, inclusive, enviar suas propostas.

Vale ressaltar que o Projeto Básico do certame também já foi divulgado, já que este documento é utilizado pelas bancas para montar suas propostas. Apesar disso, ainda não é possível afirmar quais cargos serão ofertados no concurso. Entenda!

Concurso CTPM SP: cargos que serão ofertados

De acordo com informações, a CPTM solicitou a abertura de cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior no próximo edital. No entanto, o Projeto Básico do certame não indica exatamente quais carreiras serão ofertadas no próximo edital.

Segundo a requisição feita pela Companhia, para o nível fundamental, por exemplo, foram solicitadas vagas para Oficial de Manutenção Elétrica e Oficial de Manutenção Mecânica, bem como para Agente de Manutenção Metalúrgico.

Enquanto que para o nível médio/técnico, os cargos solicitados foram de Agente de Segurança, Agente de Serviços de Operação, Agente de Relacionamento, além de Técnico de Manutenção, Projetos e Obras, Técnico de Transportes e Operador de Circulação – Maquinista.

Por fim, para o nível superior, as vagas seriam para a Secretaria Executiva, para Engenheiros e Analistas.

Vale reforçar que é possível que todos esses cargos estejam presentes no edital tanto quanto é possível que somente alguns sejam ofertados. A abertura de vagas dependerá da necessidade da Companhia da cidade de São Paulo .

Concurso CPTM SP: etapas de avaliação

Ainda não é possível informar os cargos que serão ofertados, mas, de acordo com a CTPM São Paulo , as etapas do concurso serão:

  • Provas objetivas;
  • Provas de Conhecimentos Práticos;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Avaliação do Perfil Profissional;
  • Avaliação Médica.

As Provas Objetivas serão direcionadas para todos os cargos, e serão compostas com questões de Português, Matemática. Conhecimentos Gerais, além de Conhecimentos Específicos.

Enquanto isso, a Prova de Conhecimentos Práticos será destinada apenas aos cargos da Manutenção, do Administrativo, de Obra, entre algumas outras áreas.

Por fim, o TAF é exclusivo para o cargo de Agente de Segurança, que deve provar ter condições físicas para executar seus serviços.

Último concurso realizado

A última edição do concurso CPTM SP aconteceu em 2018 e ofertou vagas para Maquinistas, ou Operadores de Circulação. A oferta foi de uma vaga imediata, mas também formou um cadastro de reserva.

Os requisitos para a carreira foi ter 18 anos completos, Ensino Médio, além de um curso de eletricidade básica com carga horária mínima de 40 horas e conteúdo programático comprovados em certificado por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC. O salário para os contratados foi de R$ 3.313,68 inicialmente e de R$ 3.429,67, após a efetivação.

As etapas do certame foram constituídas por Prova Objetiva, Avaliação de Perfil Profissional, bem como Avaliação Médica.

Saiba mais sobre o Concurso CPTM: Projeto de Lei quer regulamentar carreira de Agente!
Acompanhe nossas

redes sociais