Pesquisar no blog

Concurso Depen: Banca para temporários definida!

Iago Almeida

icone calendario 17 mar 2021

Boa notícia, concurseiros! O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) foi anunciado como organizador do novo concurso Depen (Departamento Penitenciário Nacional), que ofertará 107 vagas temporárias para profissionais de nível superior.

Com isso, a publicação do edital está cada vez mais próxima. O anúncio da organização foi feito nesta quarta-feira (17). O próximo passo é a assinatura do contrato entre o Departamento Penitenciário Nacional e o Idib.

Concurso Depen: vagas e cargos

A banca organizadora e o Depen, agora, deverão ajustar os últimos detalhes para publicação do edital, brevemente.

O certame será oferecido para contratação de profissionais que irão atender encargos temporários de obras e serviços de engenharia. Esses serviços são destinados à construção, à reforma, à ampliação e ao aprimoramento de estabelecimentos penais.

O novo concurso ofertará 107 vagas, distribuídas entre três carreiras. Os aprovados terão carga horária de oito horas por dia, somado 40 horas por semana. Confira a distribuição das vagas:

  • Especialista técnico de obras (Engenharia) – 37 vagas;
  • Analista técnico de obras (Engenharia) – 61 vagas;
  • Analista técnico de obras (Arquitetura) – nove vagas.

Concurso Depen: edital até abril

Após a escolha da banca organizadora, as expectativas aumentaram para a publicação do novo edital , que deve sair até abril deste ano. A portaria autorizativa da seleção indicava que o documento deveria ser publicado em até seis meses, por isso a previsão.

Além disso, foi confirmada ainda a remuneração que será oferecida aos aprovados no concurso. Assim, para os cargos de Analista, o salário inicial será de R$ 6.242,41 por mês. Por outro lado, para Especialista, o salário será de R$ 8.293,82 mensais.

Segundo o Depen, os contratos dos temporários terão duração de seis meses, entretanto, prorrogações podem ser feitas de até mais seis meses. Isso somente se o tempo de contratação dos profissionais não ultrapasse quatro anos.

Os aprovados no concurso Depen serão destinados para localidades legalmente instituídas no Departamento Penitenciário Nacional. Sendo assim, serão para a sede do Depen, em Brasília DF, e cinco penitenciárias federais, nas cidades de Brasília-DF, Campo Grande-MS, Catanduvas-PR, Mossoró-RN e Porto Velho-RO.

Concurso Depen para efetivos

O concurso para efetivos teve aplicação dos exames suspensa novamente. Isso se deve ao aumento de casos de Coronavírus no país. Um novo cronograma será divulgado oportunamente.

São 309 vagas distribuídas para as carreiras de Agente Federal de Execução Penal e Especialista Federal em Assistência à Execução Penal, com exigência de níveis médio e superior, respectivamente.

Foi a segunda vez que o certame para efetivos sofreu adiamento de provas. A primeira aconteceu no início da pandemia, ainda em 2020.

A banca organizadora, o Cebraspe, informou que as novas datas para aplicação das provas serão divulgadas posteriormente, mas a previsão é de que isso ocorra apenas quando a infecção da doença diminua.

Saiba mais sobre o Concurso Depen: Último edital tem validade prorrogada!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais