Concurso DEPEN: Trâmites para divulgação do edital são mantidos!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 17 mar 2020

Por momento, o Coronavírus não irá interferir nos preparativos do concurso DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) que ofertará 309 vagas.

Preparativos do concurso DEPEN 2020

Segundo informações da comissão organizadora, os preparativos do concurso DEPEN 2020 não ocorreram interferência pela pandemia Coronavírus. A comissão disse que os trabalhos envolvendo a elaboração do certame ainda se encontram em fase preliminar.

Sendo assim, até o momento não há risco de paralisação por conta dos ocorridos. Ainda de acordo com a comissão organizadora da seleção, o processo para definição da banca organizadora está em tratativas preliminares.

A comissão irá informar posteriormente se o processo para escolha da banca organizadora, será por meio de licitação ou por dispensa.

A definição da banca organizadora é o próximo passo dentre os preparativos do concurso DEPEN. Considerando que os trabalhos ainda estão em fase preliminar, ao que tudo indica o projeto básico do certame ainda não foi finalizado.

A comissão organizadora da seleção foi anunciada no dia 03 de março, sete servidores compõem o grupo e vão apoiar a Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep). Dentre as atribuições da comissão, estão:

  • Participar de reuniões com a banca organizadora;
  • Solicitar informações acompanhadas dos respectivos documentos específicos sobre as fases;
  • Elaborar relatórios sobre o andamento de cada uma das fases.
Nova-DEPEN

Etapas avaliativas do concurso DEPEN estão confirmadas

As etapas do concurso DEPEN da primeira fase, já foram confirmadas pela Assessoria de Imprensa do órgão. A avaliação dos candidatos será por meio de: provas objetivas, provas discursivas, exame de aptidão física e avaliação médica. Os participantes aprovados nessas etapas, serão convocados para a fase de curso de formação.

Uma boa maneira de antecipar os estudos e sair na frente na preparação, é usar como referência o edital do certame anterior. O último concurso foi realizado no ano de 2015, na ocasião, a prova objetiva foi composta por 120 questões.

Os itens abordavam disciplinas de Conhecimentos Básicos (50 questões), Conhecimentos Complementares (30 questões) e Conhecimentos Específicos (40 questões). A prova de Conhecimentos Básicos foi composta por conteúdos de:

  • Língua Portuguesa;
  • Atualidades;
  • Noções de Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direitos Humanos e Participação Social.

Os aprovados na prova objetiva foram classificados para a etapa de aptidão física. No ano de 2015, foram exigidos os seguintes exercícios:

  • Testes de barra fixa (teste masculino);
  • Teste estático de barra fixa (teste feminino);
  • Impulsão horizontal e corrida de 12 minutos, para o cargo de agente penitenciário;
  • Teste de corrida de 12 minutos, para técnicos e especialistas.

» Prepare-se para o concurso DEPEN + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso DEPEN: Certame é suspenso oficialmente em virtude da pandemia da Covid-19!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais