Pesquisar no blog

Concurso Detran AL: Novo edital é um dos pontos cobrados durante greve!

Iago Almeida

icone calendario 21 out 2021

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran AL) decidiram iniciar uma greve a partir desta quinta-feira (21). Uma das cobranças é para um novo edital do concurso Detran AL ! Confira detalhes!

Concurso Detran AL: greve cobra novo certame

Um novo concurso para o Departamento de Trânsito do Estado de Alagoas tem sido muito cobrado.

E, nesta quinta-feira (21), servidores do órgão iniciaram uma greve, pedindo reajuste salarial e a realização de um novo concurso público.

O Sindicato dos Servidores do Detran AL (SINSDAL), afirmou que os profissionais que estão na ativa estão sobrecarregados.

Além disso, ele afirma que o quantitativo de trabalhadores da banca examinadora, por exemplo, não é suficiente para suprir a demanda.

Sendo assim, só há disponibilidade para marcar as provas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação em janeiro de 2022. A única solução, segundo o presidente do sindicato, é um novo certame!

“A solução é concurso. O atendimento também carece de servidores. A vistoria nem se fala. A tecnologia implementada pelo governo não levou em consideração o aumento no fluxo de dados nos servidores (computadores) do órgão, que estão operando em 100%, ou seja, o Detran AL vai parar a qualquer momento, também por falta de investimento em TI”, disse Clayberson Torres, presidente do SINSDAL.

Reajuste salarial

Além do novo concurso, os servidores pedem reajuste salarial, com a greve, que não é concedido à categoria desde o ano de 2016.

Vale destacar que há três anos uma outra greve aconteceu, depois que promessas acabaram não sendo cumpridas pelo governo do estado.

De acordo com o vice-presidente do SINSDAL, Roberto Martins, o Departamento apresenta uma carência de 140 servidores, o que pede um novo certame!

“Houve realização de concurso público para praticamente todas as áreas do estado, inclusive, para órgãos já desativados, como o pessoal da agricultura, com o segmento da Emater e do Detran, nada. O Detran tem autonomia financeira, tem superávit. Nós arrecadamos este ano R$ 150 milhões, então, não há justificativa para não fazer concurso no Detran”, afirmou.

Concurso Detran AL está em análise pelo governo do estado

O novo concurso para o Departamento de Trânsito de Alagoas está em análise do governo, segundo informou o secretário de Planejamento de Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques Santos.

O secretário afirmou que serão levados em consideração os impactos financeiros de novos servidores e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Sendo assim, só depois é que o governador Renan Filho poderá deliberar sobre a publicação do próximo edital, o que pode ocorrer em 2022.

“Não está fechado, é uma decisão ainda a ser tomada. O governador está amadurecendo. É preciso observar as questões legais para a realização do concurso. Os concursos estão sendo discutidos internamente para que encontremos um caminho e proponhamos ao governador”, citou o secretário.

Por outro lado, o departamento confirmou que haverá abertura de vagas para Assistente de Trânsito e Analista de Trânsito, mas que depende do aval do governador.

“O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Alagoas (Detran/AL) informa que, no que diz respeito à realização de concurso público para os cargos de assistente de trânsito e analista de trânsito, está aguardando análise governamental, que leva em conta os impactos financeiros nas contas públicas e a Lei de Responsabilidade Fiscal”, informou ele.

Ministério Público recomendou um novo concurso Detran AL

São 20 anos sem concursos públicos no órgão e, diante da carência de servidores, o Ministério Público recomendou um novo concurso.

A ação foi tomada por meio da 17ª Promotoria de Justiça da Fazenda Estadual e protocolada no dia 25 de janeiro, pelo promotor Coaracy Fonseca.

A meta é reduzir a contratação de funcionários terceirizados ou admitidos irregularmente. Segundo ele há mais de 140 vagas abertas em diversas áreas.

Saiba mais sobre o Concurso Detran AL: Após 22 anos, governador garante a realização de edital!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais