Pesquisar no blog

Concurso Detran DF: Edital previsto até dezembro, diz diretor!

icone calendario 21 out 2021

Atualizações sobre o concurso Detran DF ! O diretor do órgão informou que o primeiro edital do processo seletivo já está avançado e que poderá ser publicado até o mês de dezembro.

O novo concurso do Departamento de Trânsito do Distrito Federal já conta com seu primeiro edital em estágio avançado, segundo o diretor Zélio Maia. Dessa forma, é possível que até o mês de dezembro o documento seja publicado.

Além disso, os preparativos para o primeiro edital estão em fase de formação de comissão organizadora para a escolha e contratação da banca, de maneira que o edital possa sair logo após tais trâmites.

Concurso também é de interesse da secretaria de Economia

De acordo com Zélio Maia, uma reunião com o secretário de economia André Clemente foi realizada, o que contribuiu para que o primeiro edital avançasse de forma agilizada:

“Na reunião de hoje, o secretário André Clemente nos deixou bem tranquilos de que é de interesse da secretaria, é de interesse do governo do DF, que os serviços públicos não só sejam de qualidade como levar ao cidadão a expectativa de um serviço bem prestado. Até dezembro certamente já teremos aí tudo encaminhado para que o edital seja lançado e tenhamos o concurso para os dois primeiros cargos.”

Além disso, vale lembrar que o concurso Detran DF acontecerá por meio de dois editais. O primeiro deles, com publicação prevista para dezembro, englobará os cargos de Analista e Técnico de Trânsito.

O segundo edital, por sua vez, contará com vagas para Agente de Trânsito e Especialista, cujas especialidades ainda não foram confirmadas. Tal edital ficará para 2022, sem uma data prevista.

Concurso Detran DF: detalhes

O quantitativo de vagas do concurso do Departamento de Trânsito do Distrito Federal ainda não foi confirmado, entretanto, o que se prevê é que mais de 200 vagas sejam ofertadas, incluindo o segundo edital.

Isso porque o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022 traz cerca de 255 oportunidades para o órgão, sendo:

  • 85 para Agente de Trânsito;
  • 70 para Analista de Trânsito; e
  • 100 para Técnico de Trânsito.

Além disso, nota-se que o projeto não engloba o cargo de Especialista, que já foi confirmado pelo diretor Zélio Maia. Ademais, a LDO 2022 ainda precisa ser sancionada pelo governador Ibaneis Rocha.

De acordo com Lei nº 5.245/2013, que reestruturou os cargos do órgão, as remunerações das carreiras citadas acima variam entre R$ 3.720 e R$9.295,60, já incluindo os benefícios e as gratificações disponíveis.

Último concurso Detran DF

O último concurso Detran DF aconteceu em 2011. Na época, foram ofertadas 100 vagas para o cargo de Agente de Trânsito sob a organização da Fundação Universa.

Ademais, os inscritos da época foram avaliados por meio de Provas Objetivas, Provas Discursivas, Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e Investigação Social. As disciplinas cobradas na fase de avaliação objetiva foram:

  • Língua Portuguesa;
  • Atualidades;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Lei Orgânica do Distrito Federal;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Microinformática;
  • Conhecimentos Específicos.
Saiba mais sobre o Concurso Detran DF: Novo edital terá oferta de 72 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais