Pesquisar no blog

Concurso Detran PA: Prazo de validade de certame está suspenso!

Iago Almeida

icone calendario 01 abr 2021

Segundo decisão da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do Pará (Seplad PA), o concurso Detran PA teve o prazo de validade suspenso. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado, na última terça-feira (30).

Concurso Detran PA: suspensão

O documento publicado nesta semana afirma que a suspensão é válida apenas o cargo de Agente de Educação de Trânsito e tem efeito a partir do dia 23 de março.

A seleção para o cargo foi homologada em 8 de julho de 2019 e estaria válida por um ano, isto é, até julho de 2020. Entretanto, o prazo voltará a correr a partir do dia 1º de janeiro de 2022.

Outros concursos suspensos pela Seplad PA

Este não é o único concurso da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do Pará  (Seplad PA) que está suspenso. Outros três editais também sofreram a mesma decisão. Confira:

  • Concurso Público C–173 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para cargos efetivos de Professor Classe I, Nível A, homologado em 11 de setembro de 2018 e prorrogado em 11 de setembro de 2019.
  • Concurso Público C–182 da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) para cargos efetivos de níveis médio e superior, homologado em 30 de dezembro de 2019.
  • Concurso Público C–186 da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) para cargos efetivos de níveis médio e superior, homologado em 28 de maio de 2019.

Concurso Detran PA: vagas ofertadas

O concurso público Detran do Pará teve o edital homologado em novembro de 2018, com oferta para preenchimento de 100 vagas, sendo 66 oportunidades para o cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito e 34 para o de Agente de Educação de Trânsito.

O concurso recebeu um total de 79 mil candidatos inscritos para realizar as provas. Destes, cerca de 53 mil concorreram ao cargo de Agente de Educação de Trânsito.

Para concorrer as duas carreiras era preciso nível médio. Para Agente de Fiscalização era solicitado ainda Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo nas categorias A e B, efetiva há dois anos.

Foram 34 aprovados no concurso, para as vagas imediatas, sendo que 32 foram por ampla concorrência e dois da cota de pessoas com deficiência. 

Segundo o Detran, os funcionários recebem salário inicial de R$ 2.191,52, além da gratificação de trânsito, tendo jornada de trabalho de 30 horas de trabalho semanais.

Concurso Detran PA: etapas

Os inscritos no último concurso Detran Pará foram avaliados por meio de provas objetivas, compostas por 50 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos e 30 de Conhecimentos Específicos, além de uma redação de 20 a 30 linhas.

A disciplina de Conhecimentos Básicos abrangeu as seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática e Raciocínio Lógico;
  • Legislação Aplicável ao Detran-PA;
  • Ética e Qualidade no Serviço Público; e
  • Noções de Microinformática.

Os aprovados nas provas objetivas passaram ainda por outras etapas, antes de chegar na etapa do Curso de Formação Profissional, que foi destinado ao cargo de Agente de Fiscalização. As etapas foram:

  • teste de capacidade física;
  • avaliação psicológica; e
  • entrega de certidão negativa da vara de execução criminal.

Saiba mais sobre o Concurso Detran PA: Comissão Formada! Edital para temporários publicado!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais