Pesquisar no blog

Concurso Diplomata: Divulgado o resultado final da prova objetiva!

icone calendario 26 abr 2022

Candidatos do concurso Diplomata, atenção! Foi divulgado o resultado final das provas objetivas da seleção, bem como a convocação dos candidatos para a segunda etapa avaliativa do concurso. Ademais, vale recordar que as avaliações ocorreram no dia 17 de abril.

Portanto, foi divulgado o resultado final das provas objetivas do concurso Diplomata, que oferta 34 oportunidades de nível superior. Ademais, o documento também convoca os aprovados para a segunda fase da seleção, que ocorrerá nos dias 30 de abril e 1º de maio.

Além disso, nesta terça-feira, 26 de abril, também forma divulgados os locais de prova onde os candidatos realizarão a segunda fase do concurso, bem como alguns detalhes acerca dessas avaliações.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Diplomata: resultado final

Sendo assim, foi divulgado o resultado final da prova objetiva do concurso Diplomata, de maneira que o documento pode ser consultado por meio do site da banca organizadora do certame, o Iades.

Ademais, tais resultados foram divulgados por meio do Diário Oficial da União desta terça-feira, 26 de abril, de maneira que os inscritos na seleção podem conferir os aprovados aqui.

Além disso, o documento também convoca os aprovados para a segunda fase da seleção, que será realizada nos dias 30 de abril e 1º de maio, no turno da tarde.

É igualmente importante destacar que no site da banca já é possível visualizar os locais de prova da segunda fase, de maneira que os convocados para as avaliações podem consultá-los aqui.

Ademais, a banca organizadora também divulgou o gabarito definitivo das provas objetivas, após o período de recursos dos candidatos.

Vagas, cargos e salários

Em suma, o concurso Diplomata oferta 34 oportunidades para o cargo de Terceiro-Secretário da carreira de Diplomata. Ademais, para concorrer ao cargo é necessário possuir o nível superior de escolaridade.

Além disso, os aprovados no concurso público contarão com salários iniciais no valor de R$ 19.199,96.

Concurso Diplomata: provas

Por fim, é válido recordar que as provas objetivas do concurso Diplomata foram aplicadas no dia 17 de abril, quando os inscritos responderam a 73 questões acerca das disciplinas abaixo:

  • Língua Portuguesa – 10;
  • Língua Inglesa – 09;
  • História do Brasil – 11;
  • História Mundial – 11;
  • Política Internacional – 12;
  • Geografia – 06;
  • Economia – 08;
  • Direito – 06.

Por outro lado, para a segunda fase do concurso, de provas escritas, os candidatos serão avaliados em duas datas, nos dias 30 de abril e 1º de maio, conforme a seguinte estrutura:

30 de abril: prova escrita de língua portuguesa

  • Redação sobre tema geral – 65 a 70 linhas;
  • Elaboração de resumo – A ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35% e 50% do texto a ser resumido;
  • Exercício de interpretação, de análise ou de comentário de textos – 15 a 20 linhas.

1º de maio: prova escrita de língua inglesa

  • Redação sobre tema geral, com extensão de 45 a 50 linhas;
  • Tradução de um texto do inglês para o português;
  • Versão de um texto do português para o inglês;
  • Elaboração de um resumo, em inglês, de um texto escrito em língua inglesa, com extensão a ser estabelecida no comando do exercício, estimada entre 35% e 50% do texto a ser resumido.

É igualmente importante recordar que futuramente os candidatos da seleção deverão passar ainda por uma terceira fase, em que realizarão provas escritas acerca das disciplinas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e língua espanhola e língua francesa.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Diplomata: Edital publicado. Salário de R$ 19 mil!
Acompanhe nossas

redes sociais