Pesquisar no blog

Concurso Diplomata: MRE pede a inclusão de mais 20 vagas. Edital iminente!

Iago Almeida

icone calendario 24 maio 2023

Atenção concurseiros! O edital do concurso Diplomata  pode sair a qualquer momento. A seleção pode ainda ter sua oferta de vagas ampliada, pois mais 20 foram solicitadas; entenda!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Diplomata: quantas vagas e quais cargos?

Embora já tenha sido confirmada uma oferta de 30 oportunidades, o concurso Diplomata pode trazer ainda mais vagas no novo edital.

Isso porque o o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) encaminhou um pedido de autorização para inclusão de mais 20 oportunidades.

Desta forma, o edital pode contar com um total de 50 vagas. Mas, tudo ainda é uma previsão, visto que o aval é necessário para confirmação.

Assim, a solicitação foi feita na última terça-feira, 23 de maio, ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

De acordo com o documento, existem vagas em aberto no quadro de terceiros secretários na carreira de Diplomata, que precisam ser preenchidas.

Banda do concurso Diplomata está contratada; e o edital?

Vale destacar que o edital do concurso Diplomata está iminente, podendo sair a qualquer momento. E isso deve ocorrer em breve.

Isso porque o extrato de contrato com o Iades, banca organizadora, está publicado desde o dia 3 de maio. Sendo assim, o próximo passo é justamente o edital.

Perfil da banca

Iades  (Instituto Americano de Desenvolvimento) se assemelha a bancas como o Cebraspe e a FGV, ou seja, tem um perfil oscilanteconsiderado difícil. Isso porque, normalmente as questões variam muito e tendem a contextualizar itens com a realidade do cargo ofertado.

As questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta considerada correta. Todas as questões possuem textos longos e complexos.

As matérias mais cobradas e com maior grau de dificuldade são Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico.

Cargos e salários

Serão ofertadas vagas para a classe de terceiro-secretário, com exigência de nível superior e salários no valor de R$ 20.927,95 (considerando o reajuste de 9%  concedido aos servidores federais).

Provas e etapas

Posteriormente, os inscritos na seleção passarão por meio de três etapas de seleção. Assim, são elas:

  • Prova objetiva;
  • Provas escritas (Língua Portuguesa e Inglesa)
  • Provas escritas (História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito, Língua Espanhola e Francesa);

Ademais, a prova objetiva, primeira fase, exigirá conhecimento nas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • História do Brasil;
  • História Mundial
  • Geografia
  • Língua Inglesa
  • Política Internacional
  • Economia;
  • Direito.
Saiba mais sobre o Concurso Diplomata: Edital publicado. Salário de R$ 19 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais