Pesquisar no blog

Concurso Ebserh: Lei que permite contratações é sancionada!

Iago Almeida

icone calendario 20 abr 2021

Boa notícia concurseiros! Novos contratações podem ser efetivadas através do concurso Ebserh. Isso porque foi sancionada a Lei Complementar 173, sem vetos, autorizando a contratação de pessoal para Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e para cinco universidades federais pelo país. 

Concurso Ebserh: contratação de pessoal

A publicação confirmando a autorização consta no Diário Oficial da União da última quinta-feira (15). A lei permite a chamada de servidores ainda este ano.

Agora, com isso, a Ebserh e as universidades citadas no documento ficam fora da restrição, imposta pela pandemia do Coronavírus, de contratações que gerem aumento de despesas em 2021.

Entretanto, mesmo com a decisão anunciada, a Assessoria de Imprensa da empresa afirmou que, no momento, não há nenhuma previsão para publicação de novos editais para concursos.

“Administramos 40 hospitais universitários federais no país, todos com concursos vigentes, dos quais vamos utilizar a lista de aprovados para as contratações. Não temos nenhuma previsão de novo concurso”, afirmou.

Concurso Ebserh: 5.400 profissionais temporários contratados

A Ebserh administra, atualmente, 40 hospitais universitários federais no Brasil. Em nota, o presidente da estatal, Oswaldo Ferreira, afirmou que pode contratar profissionais para para suprir a vacância de cargos nas diversas especialidades em que as unidades são referência.

“Este é um momento de grande realização. Estamos ganhando um ano com a Lei e isso significa muito. Só posso registrar os meus agradecimentos. Como presidente da Ebserh, destaco que podemos fazer funcionar o que é mais importante, que são os locais de campo de prática para formar profissionais de saúde e ainda atender pelo SUS e realizar pesquisas”, disse.

Além disso, a empresa esclareceu também que a medida é complementar às contratações de combate à Covid-19, que já vem acontecendo, uma vez que mais de 5 mil temporários já foram contratados.

“A Ebserh/MEC está autorizada e já realizou cinco processos seletivos emergenciais para combate à doença, tendo contratado de forma temporária mais de 5.400 profissionais para todas as unidades da Rede. A ação possibilitou a abertura de mais de 2 mil leitos de combate à doença”, explicou.

O regime de contratação da Ebserh é o celetista, que garante os benefícios previdenciários aos empregados, como:

  • Auxílio-alimentação (R$527,10 segundo dados de 2018);
  • Auxílio pré-escolar para quem tem dependentes de até seis anos;
  • Auxílio pessoa com deficiência, para quem tem dependentes com necessidades especiais; e
  • Assistência médica e odontológica.

Concurso Ebserh Amapá pode avançar

Um dos concursos que poderá avançar, com a publicação da lei, é o concurso Ebserh Amapá. Já há, inclusive, um planejamento avançado para um novo certame.

Segundo o diretor de Gestão de Pessoas, Rodrigo Barbosa, os preparativos já estavam praticamente prontos e o que impedia a abertura era justamente a Lei Complementar 173/ 2020, que restringia as contratações.

Ebserh convocará aprovados do último concurso

O  último concurso Ebserh foi realizado em 2019 e ofereceu 1.660 vagas em todo o país, sendo 533 vagas para Médicos em 88 especialidades, 998 vagas para a Área Assistencial em 53 especialidades e 129 para a Área Administrativa em 23 especialidades.

Agora, a empresa menciona as convocações para o concurso de 2019, dividido entre a seleção nacional e para o Hospital das Clínicas de Uberlândia. 

Os candidatos podem acompanhar as convocações através da página do concurso nacional no portal da Rede Ebserh.

Universidades podem realizar novos concursos

Outra informação importante é que a lei sancionada pode também favorecer a realização de novos concursos em universidades federais, como a universidades de Catalão e Jataí (Goiás), Rondonópolis (Mato Grosso), Delta do Parnaíba (Piauí) e norte do Tocantins.

De autoria dos senadores Wellingon Fagundes (PL-MT) e Weverton Rocha (PDT-MA), o texto apontou como justificativa que o conjunto das Instituições Federais de Ensino Superior apresentam 3.345 vagas de docência e 3.417 de cargos técnico-administrativos que precisavam ser preenchidos.

“Com celeridade para não ocorrer prejuízo aos alunos e nem à sociedade, principalmente quando se trata de docentes atuando em hospitais”, completou o texto.

Saiba mais sobre o Concurso Ebserh 2023: Editais publicados. 695 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais