Pesquisar no blog

Concurso Emater AL: Seplag confirma edital com 100 vagas em 2022!

icone calendario 31 ago 2021

Concurso Emater AL foi confirmado para o ano de 2022 com a oferta de 100 vagas para a área de Assistência Técnica Agrícola.

A informação de que o concurso Emater AL foi confirmado partiu do Secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio do Alagoas, Fabrício Marques Santos.

De acordo com o secretário, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas ofertará 100 vagas para a área de Assistência Técnica Agrícola. Veja a fala de Santos:

Desde o início do ano temos discutido com muitas categorias e gestores sobre as demandas de contratações, analisando as restrições legais para o lançamento de concursos e sempre tendo em vista o limite do princípio do equilíbrio fiscal. Esses concursos em específico são muito importantes para que o Estado consiga cumprir o seu papel no fortalecimento da política agropecuária. Esperamos fomentar esse setor que vem crescendo acima da média e, por meio disso, contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Alagoas.”

Em junho deste ano, o secretário já havia falado sobre um concurso Emater AL e já havia dado a previsão de que o certame acontecerá, de fato, em 2022.

Isso se deve à Lei Complementar 173, que só permite seleções para preencher cargos vagos em 2021.

Apesar de sabermos o quantitativo, os cargos que estarão presentes no edital ainda não foram divulgados.

Concurso Emater AL foi requisitado por senador!

O senador Renan Calheiros requisitou ao governador do Alagoas , Renan Filho, que o concurso Emater AL fosse realizado juntamente a vários outros certames que estão sendo realizados no Estado neste ano de 2021.

Em suas redes sociais, Calheiros afirmou que uma oferta de 100 vagas em novo concurso seria essencial para tracionar a economia alagoana.

Além disso, existe o fato de que não ocorre uma seleção para o órgão público há muito tempo e o deficit de funcionários começa a apertar.

Última seleção do Emater AL ocorreu há mais de 30 anos!

O Emater AL teve suas últimas seleções acontecendo há mais de 30 anos.

Em 2020, Givaldo Teles, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agriculturas Familiares do Alagoas (Fetag AL), afirmou que uma seleção Emater AL era de extrema necessidade:

O Governo do Estado precisa voltar seu olhar para a assistência técnica rural e efetivar os técnicos através de concurso público e não via contrato como bolsistas. Há mais de 30 anos não se realiza um concurso na área da Agricultura em Alagoas.

Em dezembro do ano passado, grande parte dos funcionários do órgão público eram comissionados, sendo somente 45 servidores do quadro de efetivos ligados diretamente ao Emater.

Saiba mais sobre o Concurso EMATER AL: Novo edital está nos planos do governo, informa secretária!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais