Pesquisar no blog

Concurso ESA: Exército informa que cronograma não será afetado por Coronavírus!

icone calendario 17 mar 2020

Foi confirmado pelo Exército Brasileiro, que o cronograma do concurso ESA (Escola de Sargentos das Armas) não será afetado em virtude da pandemia Coronavírus.

Cronograma do concurso ESA

O Exército Brasileiro confirmou que o cronograma do concurso ESA não será afetado em virtude da pandemia Coronavírus. Muitas provas e calendários de outros certames foram adiados e alterados, respectivamente.

Foi informado pela Assessoria de Imprensa da Escola de Sargento das Armas, que não ocorrerá mudanças e as datas foram mantidas. Dessa maneira, o prazo para inscrições se encerrará na data prevista.

Para pleitear uma vaga, é preciso ter o nível médio completo e idade entre 17 anos e 24 anos para a área Geral/Aviação, e idade entre 17 anos e 26 anos para as áreas de Música e Saúde.

Além disso, é preciso ter altura mínima de 1,60m para homens e, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 17 anos, desde que possuam a altura mínima de 1,57m e exame especializado revelando a possibilidade de crescimento. No caso das mulheres, o Exército exige altura mínima de 1,55m.

Para os menores de 18 anos que concorrem às vagas, será necessário autorização oficial e formal de um responsável legal e submeter-se ao concurso e, caso seja aprovado e classificado nas vagas estabelecidas, a ser matriculado no curso de formação.

Candidatos à área de Saúde devem ter também concluído o curso de Técnico em Enfermagem até a data de sua apresentação na organização militar. Já aos participantes da área de Música, é preciso comprovar a habilidade na execução de partituras com o instrumento musical correspondente a um dos naipes abrangidos pelas vagas.

A carreira tem soldo inicial de R$ 3.825,00, podendo aumentar com os adicionais militar e de habilitação, e o salário ainda poderá chegar no valor de R$ 5.049,00. A seleção ainda traz reserva de vagas para negros.

Provas do concurso ESA são mantidas para julho

Com a confirmação que o cronograma do certame não será alterado, a primeira etapa do concurso ESA está confirmada para o dia 12 de julho de 2020. Nesse dia, serão realizadas as provas objetivas e provas discursivas, sendo esta última uma redação.

A avaliação terá caráter eliminatório e classificatório, dividida em até seis partes, de acordo com a área pretendida pelo candidato, sendo:

  • 1ª parte: Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e 08 questões para as áreas Música/Saúde);
  • 2ª parte: Prova de Português (12 questões e 08 questões, respectivamente);
  • 3ª parte: Prova de História e Geografia do Brasil (12 questões e 06 questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e 08 questões e 04 questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
  • 4ª parte: Prova de Inglês (04 questões para área Geral/Aviação e 04 questões para as áreas de Música/Saúde);
  • 5ª parte: Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12 questões);
  • 6ª parte: Prova de Português (questão única discursiva/redação).

Para ser considerado aprovado, é necessário o participante obter no mínimo 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, em que será preciso alcançar pelo menos 25% de acertos. Já na prova de redação, será necessário de nota igual ou superior a 5 pontos.

» Prepare-se para o concurso ESA + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso ESA 2025: Edital publicado. 1.100 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais