Pesquisar no blog

Concurso Faetec: Nova seleção com 700 vagas em 2022, diz presidente!

Iago Almeida

icone calendario 01 nov 2021

Um novo concurso Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro) será publicado em 2022. Serão 700 vagas, previstas no novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Concurso Faetec: quando sai o novo edital?

A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro poderá publicar um novo edital em 2022, segundo o presidente da instituição, João Carrilho. 

Além disso, 48 aprovados no último concurso, realizado em 2019, serão convocados. Vale lembrar que já foram 209 nomeados.

Os nomes estão estimados no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPRJ). 

A fala foi dada durante audiência pública realizada pelas comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na última sexta-feira (29). 

O presidente da Faetec ainda informou que o novo concurso Faetec já está previsto no novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Mas, os cargos e distribuição das vagas ainda não foram divulgados. 

“Estamos realizando licitação para todos os serviços, rompendo modelos de contratos emergenciais, estabelecidos há muitos anos. Hoje temos nove empresas terceirizadas contratadas. Utilizamos com frequência o pregão eletrônico”, afirmou Carrilho sobre as mudanças na instituição desde que assumiu a gestão, em dezembro de 2020:.

Último concurso Faetec

Publicado em 2019, o último concurso para a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro ofertou vagas para vários níveis, sendo médio, técnico e superior.

Foram 209 vagas imediatas entre os cargos de Inspetor de Alunos, Agente Administrativo, Instrutor de Disciplinas Profissionalizantes, Orientador Educacional, Supervisor Técnico, Técnico Superior, Assistente Social e Professor.

Na época, os vencimentos iniciais eram de R$ 1.607,13 a R$ 3 mil. E, vale destacar que sem concursos desde 2010, a Faetec viu o déficit de professores efetivos só aumentar na área de apoio e na docência.

“A convocação dos concursados é um marco muito simbólico, porque desde 2010 que a Faetec não realizava concurso público para o ingresso de servidores públicos de carreira. Com certeza, esses profissionais farão a diferença na vida dos alunos que estudarem na Faetec”, disse o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, dr. Serginho.

Além disso, o concurso Faetec terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um, quando mais aprovados poderão ser chamados, isso mediante necessidade e orçamento disponível.

Ao todo, segundo o órgão, foram 1.742 aprovados no concurso, sendo que há milhares de profissionais na lista de espera para convocações.

Como foram as provas do concurso Faetec 2019?

Os inscritos no último certame foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

As provas foram aplicadas nas cidades do Rio de Janeiro, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Resende e Três Rios.

Foram questões de múltipla escolha, sobre várias disciplinas. Confira quais foram cobradas:

  • Inspetor de Alunos e Agente Administrativo:
    • Língua Portuguesa – 10 questões;
    • Raciocínio Lógico – 10 questões;
    • Conhecimentos Específicos – 14 questões.
  • Orientador Educacional, Supervisor Educacional e Técnico Superior (Assistente Social):
    • Língua Portuguesa – 5 questões;
    • Conhecimentos Específicos – 29 questões.
  • Professor I e Instrutor para Disciplinas Profissionalizantes I:
    • Língua Portuguesa – 5 questões;
    • Conhecimentos Específicos – 24 questões;
    • Conhecimentos Educacionais – 5 questões.
  • Professor de Ensino Superior:
    • Língua Portuguesa – 10 questões;
    • Conhecimentos Específicos – 40 questões.

Já a prova discursiva cobrou a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, com 20 a 30 linhas.

A única exceção foi o cargo de Professor de Ensino Superior, que teve que elaborar uma prova de desempenho didático.

Saiba mais sobre o Concurso FAETEC RJ: Edital publicado. 532 vagas. Confira mais detalhes!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais