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Concurso FAETEC RJ: SAIU EDITAL com 209 vagas para médio e superior!

Saiu o edital do novo concurso FAETEC RJ (Fundação de Apoio à Escola Técnica)! São 209 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior de escolaridade, com salários de R$ 3 mil. Como fazer a inscrição no concurso FAETEC RJ? Os interessados deverão se inscrever das 9 horas do dia 10 de outubro até às 23h59min do dia 8 de novemb...

Status do concurso: Aberto

Materiais disponíveis

Edital disponível

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Número de vagas 209
Salário De R$ 1.500,00 até R$ 3.000,00
Data de inscrição 10/10/2019 a 08/11/2019
Escolaridade Nível Médio, Nível Superior, Nível Técnico
Estado Rio de Janeiro
Organizadora Instituto Acesso
Valor da inscrição De R$ 83,00 a R$ 148,00
Data da prova 15/12/2019
Edital Arquivos

Saiu o edital do novo concurso FAETEC RJ (Fundação de Apoio à Escola Técnica)! São 209 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior de escolaridade, com salários de R$ 3 mil.

Como fazer a inscrição no concurso FAETEC RJ?

Os interessados deverão se inscrever das 9 horas do dia 10 de outubro até às 23h59min do dia 8 de novembro de 2019, por meio do site da banca organizadora, o Instituto Acesso.

As taxas são as seguintes:

  • Instrutor para Disciplinas Profissionalizantes I, Inspetor de Alunos, Agente Administrativo: R$ 83,00;
  • Professor de Ensino Superior FAETEC, Professor FAETEC I, Orientador Educacional, Supervisor Educacional, Técnico Superior – Assistente Social: R$ 148,00.

Quem pode fazer o concurso da FAETEC RJ?

As oportunidades são destinadas ao cargo de:

  • Médio: Agente Administrativo (16), Inspetor de Alunos (16);
  • Técnico: Instrutor de Disciplina Professor I 40H (4);
  • Superior: Agente Administrativo (16), Orientador Educacional (2), Professor FAETEC I 20H (46), Professor FAETEC I 40H (114), Professor FAETEC Ensino Superior 40H (5), Supervisor Educacional (4), Técnico Superior (2).

Os salários variam de R$ 1.500,00 a R$ 3.000,00, em jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Quais os requisitos básicos do concurso FAETEC Rio de Janeiro?

  • Ter sido aprovado e classificado no Concurso Público, na forma estabelecida neste Edital;
  • Ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do art. 12, § 1 o da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no art. 13 do Decreto no 70.436, de 18/04/1972;
  • No caso de estrangeiros, apresentar o visto permanente ou protocolo de solicitação de transformação de visto temporário em visto permanente, conforme art. 207 da Constituição Federal e art. 1 o da Lei no 8.112, de 11/12/1990;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares e eleitorais;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
  • Ter condições de saúde física e mental compatíveis com o exercício do cargo, de acordo com prévia inspeção médica oficial, na forma da Lei;
  • Não estar incompatibilizado para o cargo público em razão de penalidade sofrida;
  • Atender aos pré-requisitos do cargo para o qual concorre, estabelecidos no “Anexo I – Quadro de vagas” do Edital.

Como será a prova do concurso FAETEC Rio?

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, previstas para serem realizadas no dia 15 de dezembro de 2019.

Haverá ainda uma Prova de Desempenho Didático para o cargo de Professor de Ensino Superior FAETEC e uma avaliação de títulos.

A estrutura das provas será a seguinte:

  • Professor FAETEC I e Instrutor para Disciplinas Profissionalizantes I: Língua Portuguesa (5 questões com peso 0,5), Conhecimentos Educacionais (5 questões com peso 0,5), Conhecimentos Específicos (24 questões com peso 0,5);
  • Orientador Educacional, Supervisor Educacional, Técnico Superior – Assistente Social: Língua Portuguesa (5 questões com peso 0,5), Conhecimentos Específicos (29 questões com peso 0,5);
  • Inspetor de Alunos e Agente Administrativo: Língua Portuguesa (10 questões com peso 0,5), Raciocínio Lógico (10 questões com peso 0,5), Conhecimentos Específicos (14 questões com peso 0,5);
  • Professor de Ensino Superior FAETEC: Língua Portuguesa (10 questões com peso 0,5), Conhecimentos Específicos (40 questões com peso 0,5).

Prova de Desempenho Didático (exclusivo para Professor de Ensino Superior FAETEC)

A prova de desempenho didático consistirá de uma aula, desenvolvida sobre um tema previamente sorteado, no tempo mínimo de 15 (quinze) minutos e máximo de 20 (vinte) minutos, ministrada em linguagem adequada, em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, perante uma banca examinadora composta por 2 (dois) professores.

Serão convocados para realizar a prova de desempenho didático os candidatos às vagas de ampla concorrência aprovados na prova objetiva e classificados em até 15 (quinze) vezes o número vaga de cada cargo/área do conhecimento/região, respeitando-se os empates na última posição, assim como para negros e candidatos com deficiência.

O sorteio do tema da prova de desempenho didático ocorrerá 24 (vinte e quatro) horas antes do horário definido para a realização da prova de desempenho didático do candidato.

Confira o conteúdo programático:

Professor FAETEC I (Áreas de Conhecimento Geral e de Educação Especial)

  • Português: Compreensão e interpretação de texto. Modos de organização textual: descrição, narração e dissertação/argumentação. Coerência e coesão textual. Intertextualidade. Polifonia. Níveis de linguagem. Uso e adequação da língua à situação de comunicação. Discurso direto e indireto. Adequação vocabular. Prosódia e semântica: denotação, conotação e ambiguidade. Polissemia. Homonímia, sinonímia, antonímia e paronímia. Ortoépia e prosódia. A norma culta. Sistema ortográfico vigente. Relação grafema/fonema. Acentuação gráfica e sinais diacríticos. Pontuação. Estrutura e formação das palavras. Classes de palavras. Emprego das classes gramaticais. Colocação de pronomes átonos. Flexão nominal e flexão verbal. Verbos regulares, irregulares, defectivos e anômalos; vozes verbais, locuções verbais e tempos compostos. Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação (valores sintáticos e semânticos). Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal.
  • Conhecimentos Pedagógicos:
    • Aspectos Filosóficos da Educação – o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escola novista, fenomenológico-existencialista, antiautoritário, crítico. Tendências atuais: liberais e progressistas. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar.
    • Aspectos Sociológicos da Educação – as bases sociológicas da Educação, a Educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. Educação e Sociedade no Brasil.
    • Aspectos Psicológicos da Educação – a relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem – a formação de conceitos, crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social. O desenvolvimento cognitivo e afetivo.
    • Aspectos do Cotidiano Escolar – a formação do professor; a avaliação como processo, a relação professor / aluno; a função social do ensino: os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; as relações interativas em sala de aula: o papel dos professores e dos alunos; a organização social da classe; os direitos da criança e do adolescente; a sala de aula e sua pluralidade;
    • Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação – A LDB atual, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental.

Professor FAETEC I (Áreas de Conhecimento Técnico/Profissionalizante), Professor de Ensino Superior FAETEC e Instrutor para Disciplinas Profissionalizantes

  • Português: Compreensão e interpretação de texto. Modos de organização textual: descrição, narração e dissertação/argumentação. Coerência e coesão textual. Intertextualidade. Polifonia. Níveis de linguagem. Uso e adequação da língua à situação de comunicação. Discurso direto e indireto. Adequação vocabular. Prosódia e semântica: denotação, conotação e ambiguidade. Polissemia. Homonímia, sinonímia, antonímia e paronímia. Ortoépia e prosódia. A norma culta. Sistema ortográfico vigente. Relação grafema/fonema. Acentuação gráfica e sinais diacríticos. Pontuação. Estrutura e formação das palavras. Classes de palavras. Emprego das classes gramaticais. Colocação de pronomes átonos. Flexão nominal e flexão verbal. Verbos regulares, irregulares, defectivos e anômalos; vozes verbais, locuções verbais e tempos compostos. Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação (valores sintáticos e semânticos). Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal.
  • Conhecimentos Pedagógicos:
    • Aspectos Filosóficos da Educação – o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escola novista, fenomenológico-existencialista, antiautoritário, crítico. Tendências atuais: liberais e progressistas. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar.
    • Aspectos Sociológicos da Educação – as bases sociológicas da Educação, a Educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. Educação e Sociedade no Brasil.
    • Aspectos Psicológicos da Educação – a relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem – a formação de conceitos, crescimento e desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social. O desenvolvimento cognitivo e afetivo.
    • Aspectos do Cotidiano Escolar – a formação do professor; a avaliação como processo, a relação professor / aluno; a função social do ensino: os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; as relações interativas em sala de aula: o papel dos professores e dos alunos; a organização social da classe; os direitos da criança e do adolescente; a sala de aula e sua pluralidade;
    • Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação – A LDB atual, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental.

Especialista Técnico Pedagógico

  • Português: Compreensão e interpretação de texto. Modos de organização textual: descrição, narração e dissertação/argumentação. Coerência e coesão textual. Intertextualidade. Polifonia. Níveis de linguagem. Uso e adequação da língua à situação de comunicação. Discurso direto e indireto. Adequação vocabular. Prosódia e semântica: denotação, conotação e ambiguidade. Polissemia. Homonímia, sinonímia, antonímia e paronímia. Ortoépia e prosódia. A norma culta. Sistema ortográfico vigente. Relação grafema/fonema. Acentuação gráfica e sinais diacríticos. Pontuação. Estrutura e formação das palavras. Classes de palavras. Emprego das classes gramaticais. Colocação de pronomes átonos. Flexão nominal e flexão verbal. Verbos regulares, irregulares, defectivos e anômalos; vozes verbais, locuções verbais e tempos compostos. Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação (valores sintáticos e semânticos). Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal.

Técnico Administrativo

  • Português: Compreensão e interpretação de texto. Modos de organização textual: descrição, narração e dissertação/argumentação. Coerência e coesão textual. Intertextualidade. Polifonia. Níveis de linguagem. Uso e adequação da língua à situação de comunicação. Discurso direto e indireto. Adequação vocabular. Prosódia e semântica: denotação, conotação e ambiguidade. Polissemia. Homonímia, sinonímia, antonímia e paronímia. Ortoépia e prosódia. A norma culta. Sistema ortográfico vigente. Relação grafema/fonema. Acentuação gráfica e sinais diacríticos. Pontuação. Estrutura e formação das palavras. Classes de palavras. Emprego das classes gramaticais. Colocação de pronomes átonos. Flexão nominal e flexão verbal. Verbos regulares, irregulares, defectivos e anômalos; vozes verbais, locuções verbais e tempos compostos. Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação (valores sintáticos e semânticos). Regência nominal e verbal. Crase. Concordância nominal e verbal.
  • Raciocínio Lógico: Estruturas Lógicas. Lógica de Argumentação, negação de proposições, implicação lógica. Diagramas Lógicos. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio matemático. Problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; números e grandezas direta e indiretamente proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem. Sistemas de medidas de comprimento, perímetro, área, volume, temperatura, massa e tempo. Princípios de contagem e noção de probabilidade. Equações do primeiro e segundo graus. Geometria básica. Noções de estatística; médias e leitura de gráficos.
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