Pesquisar no blog

Concurso Funai: Edital com 776 vagas nos próximos dias!

icone calendario 24 set 2021

Um edital do concurso Funai para a contratação de 776 funcionários temporários deve sair nos próximos dias, de acordo com o próprio órgão.

A seleção da Fundação Nacional dos Índios pretende selecionar Supervisores dos Agentes de Proteção Etnoambiental (50 vagas), Chefes dos Agentes de Proteção Etnoambiental (121 vagas) e Agentes de Proteção Etnoambiental (605 vagas).

Todas as carreiras ofertadas devem atuar diretamente em barreiras sanitárias e nos postos de controle de acesso para prevenção do COVID-19 em áreas indígenas.

As principais lotações das vagas ficarão na Amazônia Legal, nos Estados do Acre, Mato Grosso, Amazonas, Goiás, Rondônia, Maranhão, Pará e Roraima.

Um outro concurso, desta vez para efetivos, foi requisitado e aguarda autorização. Saiba mais sobre esse pedido!

Concurso Funai: Mais de 1.000 vagas estão previstas!

A Fundação Nacional do Índio emitiu um pedido para abrir um concurso Funai com mais de mil vagas ao Ministério da Economia em maio deste ano. A estimativa é de que 1.046 vagas sejam autorizadas, para níveis intermediário e superior.

O número de oportunidades é alto, mas não conseguirá suprir nem 50% das vacâncias que a estrutura da Fundação apresenta.

Segundo a própria Funai, é extremamente importante que esse certame seja autorizado, já que é dever do Governo Federal promover e proteger os direitos dos indígenas brasileiros.

Caso o pedido de concurso seja aprovado, o certame deve ocorrer no primeiro semestre de 2022 e as lotações das vagas ocorrerão de acordo com as unidades descentralizadas da Funai.

No entanto, se o pedido das 1.046 oportunidades for indeferido, a Fundação solicitou ao Governo que desse o aval de, pelo menos, 227 vagas (69 de nível intermediário e 158 de nível superior), apenas para suprir as vacâncias mais urgentes.

O requerimento foi recebido pelo ME e já foi repassado aos órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal e, agora, aguarda a definição do orçamento da União.

Última seleção da Funai

A última seleção da Fundação Nacional do Índio aconteceu em 2016 e ofertou 220 vagas para cargos de nível superior. A empresa ESAF foi a banca responsável por organizar o certame na época.

O concurso foi formado por duas etapas de avaliação: uma Prova Objetiva e outra Discursiva.

A Prova Objetiva teve valor máximo de 170 pontos e contou com questões de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Gerais.

Já a Prova Discursiva, que teve caráter eliminatório, classificatório e seletivo, teve valor máximo de 100 pontos.

As vagas ofertadas na época foram para os cargos:

  • Contador – 06 vagas;
  • Engenheiro Agrônomo – 05 vagas;
  • Engenheiro na área de Agrimensura – 04 vagas;
  • Engenheiro Civil – 03 vagas; e
  • Indigenista Especializado – 202 vagas.

De acordo com informações, o concurso contou com 32.256 inscrições.

Saiba mais sobre o Concurso Funai: Edital publicado. 502 vagas de níveis médio e superior!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais