Pesquisar no blog

Concurso Banco do Brasil 2023: Provas anteriores para praticar!

Iago Almeida

icone calendario 03 mar 2023

Está em andamento um novo concurso Banco do Brasil , com mais de 6 mil vagas de Escriturário. As inscrições terminam hoje (03/03)! Saiba como foram as provas de edições anteriores e pratique.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Banco do Brasil: inscrições encerrando

Na edição do Concurso Banco do Brasil 2022/2023, estão sendo ofertadas 6.525 vagas, sendo 4.299 imediatas e 2.226 oportunidades de cadastro reserva para o cargo de Escriturário.

As vagas são divididas entre as seguintes especialidades: Agente de Tecnologia e Agente Comercial.

Após a prorrogação, as inscrições encerram às 23h59 do dia 3 de março e devem ser efetuadas no site da Fundação Cesgranrio , que é a banca organizadora do certame.

Além da inscrição é necessário pagar uma taxa de R$ 50,00.

Salários e benefícios

Ademais, os aprovados serão remunerados com salários iniciais no valor de R$ 3.622,23 para jornada de trabalho de 30h semanais.

Além do salário, os servidores ainda farão jus aos seguintes benefícios:

  • Participação nos lucros ou resultados;
  • Vale-transporte;
  • Auxílio-creche;
  • Ajuda alimentação/refeição;
  • Auxílio a filho com deficiência;
  • Previdência complementar;
  • Acesso à plano de saúde, plano odontológico básico e à programas de educação e capacitação;
  • Possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.

O certame terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. O cadastro de reserva poderá ser utilizado nesse período de tempo.

Como foram os últimos concurso Banco do Brasil?

O penúltimo certame do Banco do Brasil para selecionar Escriturários ocorreu em 2018 e ofertou 60 vagas.

Portanto, as avaliações foram feitas em 4 etapas: Prova Objetiva, Redação, Análise da autodeclaração feita por candidatos pretos ou pardos e Perícia Médica e Processos Admissionais.

Assim, a banca organizadora foi a Cesgranrio, que já é uma instituição conhecida pela sua experiência em concursos federais e por organizar as seleções do Banco do Brasil, como em 2018, 2021 e 2022.

Em 2018, 127.304 pessoas se inscreveram para concorrer a um cargo no banco, o que gerou uma concorrência de aproximadamente, 2.121 candidatos por vaga.

Além disso, as lotações naquele ano foram direcionadas para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Já o último concurso para o banco aconteceu em 2021, quando foram ofertadas 4.480 oportunidades.

Do total, foram 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro reserva, para o cargo de Escriturário.

Também organizado pela Fundação Cesgranrio e intitulado como o “maior concurso do País, com mais de 1,6 milhões de inscritos”.

É importante destacar que todos os aprovados foram convocados e o certame, que tinha validade de um ano, não precisou ser prorrogado, uma vez que o cadastro reserva também foi totalmente preenchido.

Confira como será a prova do concurso Banco do Brasil 2023

Para 2023, todos os Estados do Brasil receberão novos funcionários, portanto, os candidatos devem intensificar na preparação, pois a concorrência pode ser grande.

Sabendo da alta demanda de candidatos, organizar sua rotina de estudos e ter um bom material preparatório, é fundamental para conseguir a tão sonhada aprovação: saiba como criar seu cronograma de estudos

Ademais, a prova do certame terá a mesma estrutura da última seleção realizada, em 2021.

A avaliação será composta por 70 questões de múltipla escolha e uma redação, que consistirá em um texto dissertativo. Portanto, veja como será:

  • Conhecimentos Básicos
    • Língua Portuguesa: 10 questões, com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 15,0 pontos;
    • Língua Inglesa: 5 questões, com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos;
    • Matemática: 5 questões, com valor de 1,5 pontos cada, subtotalizando 7,5 pontos;
    • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões, com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos.

  • Conhecimentos Específicos (Agente de Tecnologia)
    • Probabilidade e Estatística: 5 questões, com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 7,5 pontos;
    • Conhecimentos Bancários: 5 questões, com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 7,5 pontos;
    • Tecnologia da Informação: 35 questões, com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 52,5 pontos.

  • Conhecimentos Específicos (Agente Comercial)
    • Matemática Financeira: 5 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 7,5 pontos;
    • Conhecimentos Bancários: 10 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 15 pontos;
    • Conhecimentos de Informática: 15 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 22,5 pontos;
    • Vendas e Negociação: 15 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 22,5 pontos;

A prova objetiva e redação serão aplicadas no dia 23 de abril de 2023.

👉🏻👉🏻 Confira possíveis tema de redação, clicando aqui!

Conheça a banca Organizadora do concurso Banco do Brasil

Uma boa estratégia para se preparar para um concurso é conhecer a banca organizadora e o que ela geralmente cobra nas provas.

No caso do certame do BB, a instituição que realiza essa função é a Fundação Cesgranrio, que tem 40 anos de experiência na área de concursos públicos.

A Fundação Cesgranrio costuma manter um nível médio de dificuldade em suas provas em comparação com bancas como o Cebraspe ou a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além disso, é conhecida por utilizar o conteúdo completa que é indicado no edital, o que faz com que os candidatos tenham um conteúdo extenso para estudar.

Pegadinhas são comuns nas questões preparadas pela banca e, por isso, exige muita atenção por parte dos concurseiros, que não podem se deixar enganar pelos enunciados curtos e objetivos.

As perguntas normalmente são de múltipla escolha com cinco opções de resposta, sendo somente uma correta.

Em Língua Portuguesa, a Fundação costuma cobrar assuntos atuais, principalmente com relação à política e economia do Brasil e do mundo.

Além disso, a abordagem linguística textual é bastante forte nas questões de português. Outros tópicos que aparecem com frequência são acentuação, pontuação, regência e gramática normativa no geral.

Nas provas de Matemática, os candidatos precisam ter uma boa capacidade analítica, apesar das perguntas não terem um nível alto de dificuldade.

Diferentemente das provas de Matemática, as avaliações de Língua Estrangeira (Inglês) costumam exigir um pouco mais dos concorrentes. Isso porque a banca cobra bastante interpretação textual, o que requer muita atenção.

As questões de Informática costumam ser mais tranquilas e comumente abordam sobre Segurança da Informação, pacote Office ou conceitos mais gerais sobre Internet.

Refaça provas anteriores e pratique

Outra forma de estudar e de se preparar para um concurso é refazer provas das edições anteriores e praticar muito exercício.

Pensando nisso, disponibilizamos os exames desde 2010:

Sobre o Banco do Brasil

O Banco do Brasil é uma instituição financeira constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação da união brasileira em 68,7% das ações.

Juntamente com a Caixa Econômica Federal (CEF), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste, o BB é um dos cinco bancos estatais do governo brasileiro.

Segundo dados do próprio banco, a empresa possui 15.133 postos de atendimento, distribuídos pelo país, entre agências e postos, sendo que 95% de suas agências possuem salas de autoatendimento, que funcionam além do expediente bancário.

Possui mais de 5.000 agências, estando presente na maioria dos municípios do país, com uma estrutura de mais de 110.000 mil funcionários, além de 10.000 mil estagiários, 5.000 contratados temporários e 4.800 adolescentes trabalhando.

Saiba mais sobre o Concurso Banco do Brasil: Edital publicado! 6 mil vagas para Escriturário!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais