Pesquisar no blog

Concurso Guarda de Manaus AM: Deputado cobra realização do certame!

icone calendario 06 out 2021

O edital do concurso Guarda de Manaus AM ainda não foi publicado. Com isso, o deputado Cabo Maciel mais uma vez cobrou a realização do processo seletivo.

Um novo concurso para a Guarda de Manaus foi anunciado pelo prefeito da capital, David Almeida, no mês de setembro, com a promessa de que o edital seria aberto até o fim deste ano.

Além disso, não é a primeira vez que o processo seletivo é cobrado, uma vez que o deficit de Guardas Municipais na capital do Amazonas é grande, o que fez com que problemas na sociedade acontecessem:

“Não podemos esperar que outro acontecimento como este, que ocorreu no último fim de semana, em que patrimônios públicos e privados foram destruídos. A Guarda Municipal faz parte da segurança pública e precisa de investimento e treinamento adequados”, disse o deputado Álvaro Campelo.

Concurso Guarda de Manaus AM: deputado cobra certame

No último dia 28, o deputado Cabo Maciel demonstrou a urgência de um novo concurso para Guardas na cidade de Manaus , uma vez que a questão da Segurança Pública passou a ser considerada um problema fundamental.

Além disso, o número de servidores ativos na Guarda de Manaus é de cerca de 450, um número insuficiente para garantir a segurança tanto dos cidadãos quanto dos turistas:

“A Guarda Civil Metropolitana faz parte da Segurança Pública e necessita de investimento e treinamento adequado para que os agentes possam ser capazes de atender, de forma eficaz, os turistas e a população de um modo geral”, disse.

Ademais, o deputado reforçou que de acordo com o prefeito, o edital deve sair ainda este ano, e afirmou que os candidatos interessados podem iniciar a preparação para a seleção.

Quais são os requisitos para o cargo?

O cargo de Guarda Municipal tem como exigência o nível médio completo de escolaridade, além do requisito de altura mínima, sendo de 1,65 para homens e 1,60 para mulheres.

Além disso, vale destacar que a Guarda Municipal de Manaus vem passando por alguns aperfeiçoamentos, entre eles o curso de Policiamento Turístico, que melhorará a atuação nos locais públicos da cidade, tais como parques e praças.

Último concurso Guarda de Manaus AM

O último concurso para Guarda Municipal da cidade de Manaus aconteceu em 2012. Na época, foram ofertadas 293 vagas de nível médio, mais formação de cadastro reserva.

Ademais, a seleção contou com a organização da Funcab (Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt). A remuneração para o cargo era de R$900, sem contar com alguns benefícios, como o vale transporte.

Além disso, os inscritos passaram por 4 etapas avaliativas durante a seleção:

  • Prova objetiva;
  • Avaliação médica;
  • Exame psicológico; e
  • Teste de Aptidão Física (TAF).

Para a prova objetiva, era necessário responder a 60 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 20 de Atualidades. Já para o TAF, os exercícios exigidos foram:

  • Teste dinâmico de barra – quatro flexões (homem) – sem limite
  • Flexão de braços em seis apoios – 22 flexões (mulher) – 60 segundos
  • Flexão abdominal – 30 flexões (homem) e 24 flexões (mulher) – 60 segundos
  • Corrida 2.400 metros (homem) e 2 mil metros (mulher) – 12 minutos

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais