Assinatura completa
Assinatura completa

Concurso Guarda de São Paulo tem banca contratada e edital com 500 vagas é iminente!

A Fundação Vunesp foi contratada como banca do concurso Guarda de São Paulo, que ofertará 500 vagas de nível médio!

Concurso Guarda de São Paulo tem banca contratada e edital com 500 vagas é iminente!
Concurso Guarda de São Paulo tem banca contratada e edital com 500 vagas é iminente!

A Fundação Vunesp foi oficialmente contratada como banca organizadora do concurso Guarda de São Paulo. O contrato foi publicado nesta terça-feira, 30 de dezembro, e sinaliza a proximidade da divulgação do edital. A seleção irá ofertar 500 vagas de nível médio para o cargo de Guarda Civil Metropolitano – 3ª Classe, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

O contrato com a banca terá validade de 12 meses, e o próximo passo é a publicação do edital, que reunirá todas as informações do certame, como remuneração, etapas, requisitos, cronograma e demais detalhes. A expectativa é que o edital seja divulgado ao longo de 2026.

O Plano Plurianual (PPA) do município também reforça a expectativa de novas contratações. O documento prevê a criação de 2.000 vagas para Guardas Civis Metropolitanos até 2028, o que indica a possibilidade de novos chamamentos nos próximos anos.

O último concurso da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo foi realizado em 2022, com a oferta de 1.000 vagas. Segundo dados da Secretaria Municipal, 2.356 candidatos aprovados já foram nomeados, e ainda há possibilidade de novas convocações enquanto o certame permanecer válido.

Quais serão as etapas do concurso Guarda de São Paulo?

Com base no último edital, o novo concurso Guarda de São Paulo poderá ser composto por até quatro etapas, todas com caráter eliminatório e, em alguns casos, também classificatório. As fases têm como objetivo avaliar conhecimentos teóricos, capacidade de expressão escrita, perfil psicológico e aptidão física dos candidatos.

A primeira etapa do concurso Guarda de São Paulo deverá ser a prova objetiva, aplicada em caráter eliminatório e classificatório. A última avaliação foi composta por questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (10 questões), Raciocínio Lógico Quantitativo (10 questões), Realidades Municipais (10 questões), Noções de Informática (10 questões) e Conhecimentos Específicos (20 questões).

Também no mesmo dia da prova objetiva, os candidatos deverão realizar a prova de redação. Nessa etapa, será avaliada a capacidade de argumentação, clareza, coesão textual e domínio da norma-padrão da língua portuguesa, conforme os critérios estabelecidos em edital.

Outra fase prevista é o teste psicológico, de caráter eliminatório, que tem como finalidade verificar se o candidato possui o perfil psicológico compatível com as atribuições do cargo de Guarda Civil Metropolitano.

Por fim, os candidatos aprovados nas fases anteriores poderão ser convocados para o teste de aptidão física (TAF), também de caráter eliminatório. Nessa etapa, participam apenas os candidatos mais bem classificados na prova objetiva, dentro do quantitativo definido em edital, sendo avaliadas as condições físicas necessárias para o exercício das atividades do cargo.

Para mais informações, consulte o guia completo do concurso GCM SP!