Pesquisar no blog

Concurso Guarda Municipal Teresina: Edital previsto com 140 vagas!

Iago Almeida

icone calendario 26 ago 2022

Atenção concurseiros! Previsto desde janeiro deste ano, o concurso Guarda Teresina , no Estado do Piauí, deve sair ainda apenas em 2023. Serão 140 vagas, solicitadas à Prefeitura. Veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Guarda Teresina: edital não será publicado em 2022?

Ao que tudo indica, não! O concurso da Guarda Municipal de Teresina, no Estado do Piauí , deve sair apenas em 2023.

Assim, a informação foi confirmada pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que ainda disse que a previsão é preencher 140 vagas.

“Para este ano não dará, mas para o ano que vem dará, sim, pois eles merecem o aumento no efetivo pela eficiência com que estão tratando o povo de Teresina e consequentemente a sensibilidade do prefeito que vai aumentar a tropa”, confirmou o prefeito.

Ademais, o comandante da Guarda Teresina, André Viana, explicou que o concurso ainda está em estudo e que uma solicitação foi enviada à Prefeitura.

Assim, a fala dele foi dada durante a inauguração da nova sede da Guarda Municipal, no Centro de Teresina, nesta quinta-feira (25).

“Estamos aguardando a autorização do prefeito, acredito que será possível no ano que vem, estaremos divulgando o edital com novo concurso, pois temos necessidade. Hoje, temos 360 guardas, temos na lei 500 vagas criadas e queremos preencher essas vagas em aberto”, destacou. 

Concurso previsto desde janeiro

Em janeiro deste ano, havia sido anunciado que o novo concurso estava em estudo e que poderia sair ainda em 2022.

Assim, na época, a corporação tinha 385 agentes na ativa. O comandante da GM na época, coronel Nixon Frota, havia dito que tudo dependia da realidade financeira da corporação.

“Nós não vamos distribuir indiscriminadamente. A partir (do diagnóstico), nós vamos ter uma percepção real do efetivo ideal e desejado dentro da nossa realidade. Dr. Pessoa (prefeito) pensa em aumentar o efetivo, mas dentro da nossa realidade financeira”, disse.

Sobre o cargo

Vale destacar que o cargo de Guarda Municipal exige o nível médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A/B.

Além disso, entre as atribuições, estão: proteger bens e serviços e instalações de domínio público do município de Teresina, inclusive da Administração Indireta; orientar a comunidade local quanto ao direito de utilização dos bens e serviços públicos; colaborar, quando solicitada, com as operações de defesa civil do município; proteger o meio ambiente local; e colaborar com as ações de prevenção às drogas.

Além disso, há outras atribuições determinadas em leis do município de Teresina, levando-se em consideração as competências estabelecidas pela Lei nº 13.022, de 08 de agosto de 2014.

Último concurso Guarda Teresina

O edital do último certame Guarda de Teresina, no Estado do Piauí , foi publicado em 2018, com 75 vagas imediatas e 400 para formação de cadastro de reserva.

Das vagas para contratação imediata, 60 foram destinadas ao sexo masculino e 15 para o sexo feminino, incluindo oportunidades para Pessoas com Deficiência (PcDs). 

Ademais, os servidores puderam atuar em regime de revezamento de 12 ou 24 horas. Assim, a remuneração inicial, na ocasião, foi de R$ 1.133.

Além disso, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) foi a banca organizadora. 

Portanto, os candidatos foram avaliados em seis etapas: prova objetiva e dissertativa; avaliações médica e odontológica; Teste de Aptidão Física (TAF); exame psicológico; Investigação Social e Curso de Formação para a carreira.

A prova objetiva foi composta por questões de: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito (Constitucional, Penal, Administrativo, Ambiental e Humanos), Legislação de Trânsito e Legislação do Município de Teresina.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Guarda Municipal de Teresina - PI: Edital pode sair em breve!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais